O começo de semana é frio no Sul e no Sudeste do Brasil. Uma massa de ar frio de origem polar define as condições do tempo com baixa temperatura e formação de geada. Os dias mais frios no Rio Grande do Sul serão hoje e amanhã enquanto no Sudeste o resfriamento vai se fazer sentir mais entre amanhã e a terça-feira.

Hoje, a massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil e já começa a influenciar o tempo em São Paulo no fim do dia. Amanhã, o ar frio domina o Sul do país e cobre muitas áreas da Região Sudeste. A parte mais intensa desta massa de ar frio vai avançar pelo Leste da Região Sul entre hoje e amanhã, alcançando São Paulo e o Rio de Janeiro entre amanhã e terça.

O ar frio avança com vento moderado a forte, esperando-se rajadas durante o seu ingresso em muitas cidades do Sul e do Sudeste. Uma vez que a chegada da frente fria foi precedida por uma massa de ar quente, a queda da temperatura entre hoje e amanhã é muito acentuada no Sul e no Sudeste do país.

O tombo da temperatura já se fez sentir. Depois de um sábado de verão no Rio Grande do Sul com máximas de até 33,5ºC e as temperaturas mais altas desde abril na capital e Grande Porto Alegre, as marcas nos termômetros desabaram nas últimas horas.

Estações oficiais apontaram no começo deste domingo 4,0ºC em Canguçu, 4,8ºC em Bagé, 4,9ºC em Livramento e Jaguarão, 5,0ºC em Caçapava do Sul, 5,8ºC em Dom Pedrito, 6,3ºC em Encruzilhada do Sul e 7,0ºC em Santiago. Porto Alegre, que na tarde de ontem estava com 32ºC, tinha 11ºC nesta manhã, uma queda de 21ºC na temperatura em poucas horas.

Trata-se da segunda incursão de ar polar desta segunda metade de agosto. No evento dos dias 18 e 19 chegou a ocorrer precipitação invernal na forma de chuva congeladas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Caiu graupel na fronteira com o Uruguai e no Planalto Sul de Santa Catarina foram observados flocos em alguns pontos, mas desta vez a possibilidade de neve é menor e, se ocorrer, deve se dar em pontos isolados do Planalto Sul Catarinense.

O ar frio está associado a um potente centro de alta pressão atmosférica. Modelos numéricos indicam que na manhã de segunda-feira o centro de alta pressão de 1.036 hPa vai estar sobre o Uruguai. Na sequência, a alta pressão vai se maritimizar. Na quarta de manhã, o centro de alta pressão estará sobre o Atlântico com 1.030 hPa sobre o Atlântico, entre os litorais do Sul e do Sudeste.

Frio no Sul do Brasil

Grande parte do Rio Grande do Sul vai amanhecer com marcas abaixo de 5ºC na segunda com geada em grande número de localidades. Marcas negativas são esperadas na fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul, Centro-Serra, no Planalto e Aparados. Nas cidades mais frias, na Serra do Sudeste, pode fazer até -3ºC a -5ºC. A presença de nuvens pode inibir queda mais acentuada da temperatura na madrugada de segunda na Metade Norte gaúcha.

A tarde da segunda ainda terá temperatura baixa e a noite será muito fria no território gaúcho. Porto Alegre deve ter apenas 13ºC a 14ºC na segunda. Já o amanhecer da terça volta a ser gelado em muitas cidades gaúchas. O frio, porém, enfraquece no decorrer do dia e a tarde deve ter marcas perto ou ao redor de 20ºC na maioria dos municípios do estado.

Em Santa Catarina, as menores mínimas como de hábito vão ocorrer no Planalto Sul com marcas negativas. No Paraná, segunda e terça serão dias muito frios em Curitiba e região. Haverá maior presença de nebulosidade e até possibilidade de precipitação, sobretudo na terça-feira. Com isso, sob influência do ar polar, tanto os dias como as noites serão de temperatura baixa com tardes frias na capital paranaense.

Frio no Sudeste

A massa de ar frio vai derrubar a temperatura ainda em parte do Centro-Oeste e na maior parte do Sudeste. No Centro-Oeste, o declínio não será tão acentuado, mas em muitas áreas da Região Sudeste vai esfriar bastante. Em São Paulo, esfria principalmente no Centro, Sul e no Leste paulista.

Na capital paulista, o ar frio chega durante esta segunda-feira com muitas nuvens e tempo instável. A tarde deve ter apenas 13ºC. As madrugadas de terça e quarta devem ter mínimas ao redor dos 9ºC e 10ºC. Na cidade do Rio de Janeiro, o ar frio ingressa com rajadas de vento na segunda. As tardes de segunda e terça serão de baixa temperatura. As madrugadas de quarta e quinta na capital fluminense podem anotar 13ºC a 14ºC. A temperatura declina também em Belo Horizonte, onde a quarta pode amanhecer com 9ºC.

Geada em várias cidades

A massa de ar frio trará geada principalmente nos estados do Sul. As madrugadas de segunda e da terça devem ter geada em maior número de locais, mas na segunda a presença de nuvens poderá frustrar a formação do fenômeno em algumas localidades. Nuvens e instabilidade frustrarão o fenômeno em vários pontos do Paraná. Assim, não se projeta um evento de geada tão ampla como nos dias 19 e 20 deste mês. No Sudeste, chance maior de geada principalmente na Mantiqueira na madrugada da quarta-feira. (Com foto de capa de Joel Vargas/PMPA)