Anúncios

Junho é o mês do ano que tem a terceira maior média mensal de chuva em Porto Alegre (132,7 mm), atrás de agosto (140 mm) e setembro (139,5 mm). É o mês com a menor média de temperatura (12,7ºC), apenas 0,1ºC acima de julho (12,8ºC). Possui média das mínimas (12,7ºC) idêntica a de julho, mas a média das máximas (19,2ºC) é menor que a de julho (19,7ºC).

Se seguida a climatologia histórica teremos um mês mais chuvoso e mais frio que maio. Os dados dos modelos climáticos corroboram esse perfil climático, ao menos para a primeira metade do mês.


Logo no primeiro dia de junho temos jornada de instabilidade e que precede massa de ar frio que traz queda de temperatura já nesta sexta em diversas regiões e mais acentuada em todo o Estado no fim de semana. Como ainda haverá muitas nuvens amanhã, o amanhecer mais frio é esperado no domingo.

Entre os dias 3 e 10 de junho a temperatura baixa predominaria no território gaúcho e na segunda metade da próxima semana os modelos indicam um reforço de ar polar antecedido por chuva na terça-feira.


Modelos de previsão de até 30 dias indicam que o pulso de ar polar mais forte de junho se daria na segunda quinzena. O modelo semanal europeu, por exemplo, aponta ar muito gelado no Estado ao redor dos dias 22 e 23.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios