Duas das madrugadas mais frias deste ano no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina são esperadas neste começo de semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Reforço de ar polar está ingressando no Sul do Brasil e vai manter a temperatura muito baixa com perspectiva de trazer mínimas ainda menores que as deste sábado em algumas cidades neste domingo e também na madrugada de segunda-feira.

Neste sábado, áreas mais ao Sul do Brasil tiveram já um amanhecer de frio muito intenso em várias cidades. A mínima em Santa Catarina desceu a 4,6ºC abaixo de zero em São Joaquim. Já no Rio Grande do Sul, a temperatura mínima foi de 3,1ºC negativos em São José dos Ausentes.

A temperatura muito baixa se deve à atuação de uma massa de ar frio e seco que foi reforçada durante as últimas horas com um centro de alta pressão de 1.028 hPa no Centro e Oeste da Argentina.

A tarde deste sábado foi fria a muito fria em diversas cidades gaúchas e catarinenses. Às 15h, a temperatura era 2,9ºC no Morro da Igreja (1800 metros), no Planalto Sul Catarinense. São Joaquim tinha 9,1ºC. No Rio Grande do Sul, estações particulares indicavam às 15h apenas 7,7ºC em São José dos Ausentes, 8,4ºC em São Francisco de Paula e 9,4ºC em Gramado.

Mesmo com sol, as máximas deste sábado na rede do Instituto Nacional de Meteorologia não passaram de 11,4ºC em Canguçu, 13,0ºC em Encruzilhada do Sul, 13,5ºC em Caçapava do Sul, 13,6ºC em Bagé e 13,7ºC em Capão do Leão (Pelotas).

Grande parte do Rio Grande do Sul vai voltar a amanhecer neste domingo com mínimas abaixo de 5ºC, mas nuvens e vento podem impedir resfriamento maior em algumas localidades. Na Campanha e no Sul gaúcho, mínimas neste domingo ao redor de 0ºC e até negativa em alguns locais. No Centro gaúcho, marcas em torno de 2ºC a 3ºC.

Na Serra, o amanhecer deste domingo deve ter marcas de 0ºC a 2ºC na maioria das cidades com registros de mínimas negativas em alguns locais. Nos Campos de Cima da Serra, marcas ao amanhecer entre -1ºC e -3ºC na maioria das cidades, mas alguns pontos podem ter mínimas tão baixas quanto -3ºC a -5ºC. No Planalto Sul Catarinense, mínimas muito baixas de -3ºC a -6ºC.

Porto Alegre deve ter mínima oficial no Jardim Botânico em torno de 7ºC, mas mais ao Sul da cidade haverá pontos com 3ºC a 5ºC ao amanhecer. Na área metropolitana, o domingo deve amanhecer com mínimas de 3ºC a 4ºC em muitas cidades, entretanto algumas localidades de zonas rurais podem ter marcas menores.

Mapa de anomalia de temperatura do modelo europeu para o nível de 850 hPa (nível de 1.500 metros) na manhã deste domingo indica o centro da massa de ar frio no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul| METSUL

A tarde do domingo tornará a ser fria no Sul e no Leste gaúcho com máximas de 12ºC a 15ºC na maioria das cidades. Porto Alegre deve ter apenas 15ºC. Em vários pontos dos Campos de Cima da Serra a temperatura na tarde deste domingo sequer deve passar dos 10ºC.

Frio à tarde que vai anteceder uma madrugada gelada na segunda-feira e que em alguns locais serão as menores deste episódio de frio. Será o caso de Porto Alegre que deve ter mínima oficial no Jardim Botânico na segunda de 5ºC a 6ºC, mas registrará 2ºC a 3ºC no Sul da cidade. Na Grande Porto Alegre, vários pontos devem amanhecer na segunda com 1ºC a 3ºC.

No interior, o frio intenso também se fará sentir no amanhecer da segunda-feira com marcas abaixo de 5ºC na esmagadora maioria dos municípios e negativas em muitas cidades serranas. Nos Campos de Cima da Serra, na região de Ausentes, até -4ºC ou -5ºC. No outro lado da divisa estadual, no Planalto Sul Catarinense, -5ºC a -6ºC em baixadas. A Campanha e o Sul gaúcho devem ter mínimas ao redor de 0ºC e negativas na segunda. O Centro do estado terá 1ºC a 3ºC.  Baixadas do Noroeste podem anotar 1ºC ou 2ºC.