A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de precipitação invernal no Sul do Brasil nas próximas horas. Sob uma massa de ar muito fria e perfil atmosférico bastante gelado, a possibilidade de precipitação fraca e isolada no Planalto Sul Catarinense nas próximas horas não se permite afastar o registro de chuva congelada e/ou neve nos pontos mais altos da região.

Imagens de satélite mostram nuvens se formando sobre o Planalto Sul Catarinense e há mais nebulosidade avançando a partir do Rio Grande do Sul, embora sejam nuvens na sua maioria altas e que não costumam trazer precipitação.


Enfatizamos que, se vier a ocorrer precipitação invernal, tende a ser fraca e isolada com chance maior nos picos de maior altitude, em cotas acima de 1.300 metros. Isso limita mais a chance de qualquer ocorrência mais ao Planalto Sul Catarinense.

Há um reforço de ar polar ingressando no Sul do Brasil com temperatura muito baixa em altitude, o que está contribuindo para a formação das nuvens. Como o ar frio chega com vento, o vento ao interagir com o relevo gera ondas na atmosfera e levantamento vertical que favorece a formação de nuvens e uma pequena chance de instabilidade.

Há suporte de modelagem numérica para a possibilidade de neve, embora a chance seja pequena. Os mapas abaixo mostram a projeção do nosso modelo WRF de alta resolução indicando a chance de neve no Planalto Sul Catarinense, de forma muito isolada, na noite deste sábado e no começo do domingo.


O modelo alemão Icon da mesma forma indica a possibilidade de neve. Apesar de no campo espacial não aparecer nenhuma área com neve, o fato de aparecer a escala abaixo do mapa é um indicativo que o modelo está projetando neve. A área é tão pequena que, por isso, não aparece no mapa.


Como curiosidade, a noite de hoje marca os dez anos do começo da maior nevada ocorrida no Rio Grande do Sul neste século até agora, na noite de 26 para 27 de agosto de 2013. O dia 27 de agosto de 2023 amanheceu com a Serra Gaúcha coberta por um manto branco de neve, que não ocorria com tamanha acumulação desde julho de 1994.