Uma massa de ar gelado na Patagônia associada a um centro de alta pressão de 1.030 hPa na região trouxe temperatura nesta segunda de 22,5ºC abaixo de zero em Perito Moreno, no Sul da Argentina. Nevou nas partes mais altas de Córdoba, a chamada região das Altas Cumbres, no Centro da Argentina.
Esta massa de ar foi responsável pelo reforço de ar frio que começou hoje a ingressar no Rio Grande do Sul, o que trouxe um dia invernal para o estado. A segunda-feira começou muito fria na maioria das regiões, mas, especialmente, no Sul gaúcho e na Campanha, por onde ingressava o reforço de ar polar.
A temperatura caiu durante a madrugada e ao amanhecer a 2,4ºC abaixo de zero em Pedras Altas e 0,7ºC negativo em Dom Pedrito. No extremo Sul de Porto Alegre, a mínima desceu a 2,7ºC.
Sob o domínio do ar gelado, mesmo com sol, a tarde da segunda-feira foi fria no território gaúcho com máximas baixas. A temperatura durante a tarde ficou entre 10ºC e 13ºC em um grande número de cidades do estado com registros de máximas de 9,3ºC em Canguçu, 9,4ºC em Canela, 10,3ºC em Bagé, 11,4ºC em Livramento, 11,5ºC em Passo Fundo, 11,8ºC em Cruz Alta e 12,8ºC em Santa Maria, dentre tantos municípios que experimentaram uma tarde fria.
O centro de alta pressão associado ao ar gelado vai estar nesta terça-feira sobre o Centro da Argentina, o que fará com que o frio seja maior que ontem no amanhecer desta terça na maioria das cidades do Rio Grande do Sul.
A terça-feira repete a segunda como clássico dia de inverno no Rio Grande do Sul com frio o dia inteiro. Massa de ar frio de maior intensidade atua no estado e vai manter a temperatura baixa.
A madrugada e o amanhecer serão de muito frio em grande parte do território gaúcho com marcas negativas em diferentes regiões. Frio mais intenso no Sul, na Campanha, fronteira com o Uruguai e Aparados. Grande parte do estado amanhecerá com menos de 5ºC. Haverá geada cedo em muitas áreas do estado, inclusive na Grande Porto Alegre e alguns bairros da capital.
Marcas tão baixas quanto -5ºC podem ser registradas em baixadas da Serra do Sudeste. Mínimas de -3ºC a -1ºC ocorrerão em vários municípios da Campanha e da fronteira com o Uruguai. No Oeste, alguns pontos devem ter marcas negativas e ao redor de 0ºC.
Em Porto Alegre, a temperatura ao amanhecer vai estar ao redor de 5ºC a 7ºC na maior parte dos bairros, mas no extremo Sul da cidade pode fazer até 1ºC ou 2ºC, logo geará em parte da capital. Na região metropolitana, vários municípios vão amanhecer com 1ºC a 3ºC e geada.
Na região mais fria do estado, nos Aparados, a atmosfera não vai estar tão resfriada como no Sul e ainda haverá nuvens, mas são esperadas mínimas negativas. Na Serra Gaúcha, em geral, as mínimas ficam entre 1ºC e 3ºC.
Mesmo com sol, a tarde torna a ser fria e com máximas baixas que devem se situar entre 10ºC e 13ºC na maioria dos municípios e vão ficar ao redor de 14ºC a 15ºC na capital e na maioria das cidades da área metropolitana. Volta a gelar no início da noite, precedendo a madrugada de quarta-feira que será novamente gelada, embora com mínimas mais altas.