Anúncios

Um ciclone extratropical influenciou o tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O sistema foi responsável por deixar o dia ventoso em parte do território gaúcho, especialmente no Sul e no Leste do Estado, incluindo a área de Porto Alegre. A frente fria associada ao ciclone, cuja passagem trouxe chuva e fortes rajadas de vento nos estados do Sul, chegou hoje com vento também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Imagem do satélite meteorológico GOES-16 da tarde de hoje do ciclone extratropical atuando na costa do Sul do Brasil com a frente fria associada atingindo São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul de Minas Gerais | RAMMB/CIRA/CSU

No Rio, banhista sofreu ferimentos ao ter o ombro perfurado pela madeira de um guarda-sol que quebrou e voou, na Praia do Forte, em Cabo Frio, em razão dos fortes ventos. A informação é do jornal O Dia. Já na cidade do Rio de Janeiro, forte chuva afetou os serviços de trens. A cidade entrou em estágio de mobilização pelo vento forte.


O vento que soprou forte na capital do Rio provocou atrasos e cancelamentos no Santos Dumont. Vários voos alternaram para outros aeroportos. Até o fim da tarde, a maior rajada de vento anotada por estações na capital fluminense tinha sido de 69 km/h no Forte de Copacabana.

A frente trouxe vento ainda de 83 km/h em Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro. No Sul de Minas, a chegada do sistema frontal gerou rajadas de 87 km/h em Delfim Moreira e 83 km/h em Juiz de Fora. Na cidade de Juiz de Fora, a ventania levantou uma nuvem de poeira.

No Rio Grande do Sul, o dia foi ventoso no Sul e no Leste do Estado. A circulação de nuvens do ciclone extratropical na costa foi responsável por deixar o céu com períodos de nublado ou encoberto no Leste do Estado, em cidades como da Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e do Litoral Norte. No fim da tarde, a nebulosidade estava em diminuição.

O ar frio impulsionado pelo ciclone trouxe um dia invernal. A grande maioria das cidades teve suas máximas no começo do dia, ainda na madrugada, quando recém o ar frio ingressava. Nos Campos de Cima da Serra, a máxima não passou de 6,5ºC na estação oficial de São José dos Ausentes. Canela não superou 7,5ºC no aeroporto à tarde.

Ciclone se afasta neste sábado

O ciclone extratropical estava nesta sexta-feira a cerca de 700 quilômetros a Sudeste do Rio Grande do Sul, sobre o Oceano Atlântico. A sua pressão central estimada pelos modelos no meio da manhã era de 996 hPa, portanto não era um sistema muito profundo. O gradiente de pressão com o centro de alta de 1.024 hPa no Norte da Argentina, contudo, gerava o vento forte.

De acordo com as projeções dos modelos numéricos, o ciclone extratropical se moverá para Nordeste e depois Leste no decorrer deste sábado, enfraquecendo para 1.005 hPa. Com isso, o vento diminui no continente à medida que o sistema se distancia. O mar, entretanto, vai estar agitado nas costas do Sul e do Sudeste com risco de ressaca em alguns pontos.

Fim de semana ensolarado e frio no Sul

O afastamento do ciclone que hoje trouxe circulação de nuvens no Rio Grande do Sul traz tempo aberto com céu claro na maior parte do território gaúcho neste sábado. Nuvens até podem aparecer durante o dia em algumas áreas, como o Oeste.

O tempo aberto e seco favorece resfriamento noturno e o dia começa muito frio na maior parte do Estado com geada em grande número de municípios. A maioria das cidades gaúcha amanhece com mínimas abaixo dos 5ºC. Marcas negativas nos Aparados e na Serra do Sudeste. A tarde, ensolarada, será amena com máximas de 16ºC a 19ºC na maioria das cidades. A partir do fim da tarde e do início da noite esfria muito.

Projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer no sábado e no domingo| METSUL

No domingo, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul. O último dia do mês pode ter nuvens em algumas áreas como o Sul do Estado, mas na maioria das cidades o dia será de céu claro. O tempo aberto e o perfil seco da atmosfera favorecem outra madrugada fria e em alguns municípios até com marcas menores que as do sábado. Volta a gear em várias localidades. De novo, chance de marcas negativas nos Aparados.

Já a tarde deve ter máximas mais altas e tende a ser muito agradável e com condições excelentes para atividades ao ar livre com vento calmo a fraco. As máximas ficam ao redor de 20ºC e na maior parte do interior gaúcho à medida que cessam gradualmente os efeitos do ar frio e ar mais quente e seco passa a influenciar o tempo.

Anúncios