A MetSul Meteorologia alerta para o elevado risco de forte a intensa ressaca do mar nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil na primeira metade desta semana com chance de danos e grande perigo para a navegação.

DHN/MARINHA
A ressaca será consequência de um ciclone extratropical que começa a se formar na noite deste domingo e vai atuar sobre o Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil entre esta segunda a terça-feira.
Embora não seja intenso, com pressão mínima estimada por modelos numéricos de 990 hPa a 993 hPa, será um ciclone grande em dimensão e com um campo de vento forte a intenso muito extenso. Em alto mar, longe do continente, as rajadas podem passar de 150 km/h.
Como o campo de vento intenso em alto mar será muito extenso e o ciclone inicialmente atuará perto da costa, haverá significativa agitação marítima no oceano e que vai ter reflexos no litoral na forma de maré de tempestade e ressaca.
A ressaca do mar deve inicialmente o litoral do Sul do Brasil entre esta segunda e a terça, avançando na sequência para a costa do Sudeste do Brasil. A ressaca deve atingir Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, não se descartando que chegue ao Sul da Bahia.
O Centro de Meteorologia da Marinha do Brasil emitiu aviso de mar grosso com ondas de até 6 metros em mar aberto. Possui ainda aviso de ressaca com ondas de até 3,5 metros nas praias. Conforme análise da MetSul a partir de diferentes modelos de ondas, as ondas em praias podem ser ainda mais altas, atingindo 4 a 5 metros.

DHN/MARINHA
Alertamos que a ressaca poderá ser forte a significativa nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil e que em alguns pontos a maré de tempestade (storm surge) pode até invadir ruas próximas da praia, além de cobrir a faixa de areia.
Há possibilidade de danos em estruturas à beira-mar como quiosques e calçadões, sendo possível ainda a ocorrência de erosão costeira. A navegação por pequenas embarcações é absolutamente desaconselha ante o grande perigo de naufrágio.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.