Anúncios

Um ciclone extratropical na costa manterá os períodos de chuva isolada no Leste do Rio Grande do Sul. A imagem de satélite da NOAA da tarde desta terça-feira mostrava o ciclone formado sobre o Oceano Atlântico a Leste do território gaúcho. A circulação ciclônica de nuvens é nítida na imagem.

NOAA/NESDIS

Diversos pontos da Metade Leste do Rio Grande do Sul, sobretudo pontos da costa, tiveram o registro de chuva nesta terça.


Com efeito, houve pancadas de chuva esparsas no Sul gaúcho, em Porto Alegre, na região metropolitana e no litoral, por exemplo.

Por outro lado, as pancadas se alternaram como momentos de sol tal qual é comum em circulação ciclônica. Assim, as condições do tempo são muito variáveis em poucos minutos.

A agitação do mar aumentou no Litoral Norte gaúcho em razão da presença do ciclone junto à costa. O mar apresentou ressaca em algumas praias, entretanto não foi expressiva.

Então, a previsão da MetSul é que a circulação do ciclone persista atuando no Leste do Rio Grande do Sul ainda nesta quarta e na quinta-feira. Portanto, o que se viu no dia de hoje vai se repetir. O Leste do Estado terá sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade e chuva passageira, além de esparsa.

Um ciclone normal e não intenso

O ciclone que atua neste momento na costa do Sul do Brasil é absolutamente comum e não tem nada de excepcional.

A trajetória que vai percorrer nos próximos dias para o Norte e Nordeste é atípica porque este tipo de sistema tem por regra avançar para Sul, mas isso não faz o ciclone mais perigoso. Ao contrário, o sistema estará em processo de afastamento do continente.

Por fim, o ciclone não é intenso e, assim como a MetSul vem destacando, os impactos deste sistema são pequenos no Sul do país. Não há previsão, por exemplo, de fenômenos severos associados. O máximo que pode ocorrer é algum granizo bastante isolado, entretanto a chance é pequena.

A consequência do ciclone nesta segunda metade da semana não deve passar de chuva esparsa intercalada com sol.


O maior impacto se dá é na temperatura à medida que o ciclone impulsiona ar frio para o Estado. O ar frio garante dias agradáveis no restante da semana. A previsão é de pouco de frio durante a madrugada, por exemplo, em municípios de maior altitude e da Campanha.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios