Uma grande área de baixa pressão (ciclone) nas costas do Sul e do Sudeste do Brasil reforça o ar seco no Centro-Sul do território brasileiro e vai manter o frio à noite em vários estados com mínimas muito baixas e típicas do auge do inverno em diversas localidades.

NOAA

Os três estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais devem seguir com mínimas abaixo de 5ºC e até ao redor de 0ºC ou negativas em alguns pontos. Geada é esperada em baixadas das áreas de maior altitude do Sul e do Sudeste e pode ser moderada a forte em alguns pontos tanto do Planalto Sul Catarinense como da Mantiqueira, no Sudeste.

O ciclone podia ser visto nesta terça-feira nas imagens de satélite como uma grande espiral de nuvens sobre o Oceano Atlântico junto aos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil. Embora a sua grande dimensão, a baixa pressão não é profunda.

De acordo com a análise dos modelos numéricos, a baixa pressão no Atlântico Sul, em latitudes do Sul do Brasil, tem apenas 1.001 hPa em seu centro. Ou seja, não se trata de um sistema profundo. Por isso, este sistema não oferece perigo em termos de vento forte ou agitação marítima.

METSUL

A maior consequência desta baixa pressão se dá na umidade e, por efeito, na temperatura. Com o ar muito seco, a nebulosidade é nula ou reduzida. O tempo aberto da noite com perfil atmosférico seco favorece resfriamento noturno muito acentuado, como em desertos, e apesar das tardes agradáveis ou quentes faz frio durante a madrugada e ao amanhecer.

Em noites de céu claro, vento calmo e alta pressão atmosférica com grande subsidência (movimento descendente do ar), ademais, a temperatura costuma variar muito dentro de uma mesma cidade, especialmente em municípios com grandes diferenças de densidade urbana e presença de ilha de calor assim como os que apresentam variações de altitude pelo relevo. Foi o caso de hoje na cidade de São Paulo, onde as mínimas variaram 10ºC de ponto para outro.

Umidade muito baixa

A grande massa de ar seco trouxe mais uma tarde de baixa umidade. No Rio Grande do Sul, a menor foi de 26% em Santo Augusto. Em Santa Catarina, 21% em São Joaquim. No Paraná, 26% em Laranjeiras do Sul e São Mateus do Sul. No Mato Grosso do Sul, 24% em Campo Grande. Em São Paulo, 16% em Pradópolis. Em Minas Gerais, 15% em Uberlândia. No Rio de Janeiro, 24% em Três Rios.

Ar seco traz madrugadas frias

O ar muito seco segue favorecendo noites frias. No Rio Grande do Sul, os termômetros indicaram hoje -0,1ºC em Vacaria e São José do Ouro, 0,3ºC em São José dos Ausentes, 0,5ºC em Soledade, 1,8ºC em Ernestina, 2,2ºC em Getúlio Vargas, 2,6ºC em Espumoso e 2,7ºC em Bom Jesus. Na Grande Porto Alegre, o dia teve mínimas de 7,5ºC em Novo Hamburgo.

Já em Santa Catarina, no Planalto Sul, as mínimas hoje foram de -4,1ºC em Painel, -2,8ºC em Bom Jardim da Serra, -2,2ºC em Urupema e -1,9ºC em São Joaquim. No Paraná, a mínima caiu a -1,8ºC em General Carneiro, no Planalto de Palmas.

METSUL

Em São Paulo, na capital paulista a mínima oficial no Mirante de Santana foi de 10,8ºC, a menor do ano, mas na rede do Centro de Gerenciamento de Emergência caiu a 3,9ºC na Capela do Socorro com muitos bairros abaixo de 10ºC. No interior paulista, Rancharia teve 4,2ºC e grande número de cidades anotou entre 6ºC e 10ºC. Campos do Jordão teve mínima oficial de 2,0ºC.

No Rio de Janeiro, várias estações anotaram as suas mínimas do ano até agora. Nova Friburgo teve hoje cedo 5,3°C, abaixo dos 6,1ºC de 24 de abril. Teresópolis desceu a 8,7°C, marca menor que os 9,3°C, também de 24 de abril. A cidade do Rio de Janeiro teve 13,4°C na estação de Jacarepaguá, a menor de 2023 até o momento e inferior ao registro de 15,0°C, em 21 de abril.

No Mato Grosso do Sul, várias cidades anotaram mínimas de um dígito. Casos de Amambaí com 7,0ºC, Rio Brilhante com 7,4ºC e Água Clara com 8,4ºC. Em Goiás, a temperatura caiu a 8,5ºC em Jataí.

Em Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, a mínima caiu a 8,5ºC na região de Uberaba. Muitas outras cidades mineiras tiveram mínimas baixas e inferiores a 10ºC, mas o frio mais intenso se deu no Sul de Minas com -4,6ºC em Delfim Moreira, -1,1ºC em Maria da Fé, 0,1ºC em Monte Verde e 1,1ºC em Caldas.