Anúncios

BRIAN CASSEY/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O ciclone tropical Jasper atingiu o Nordeste da Austrália nesta quarta-feira, deixando milhares de pessoas em comunidades costeiras sem energia com alertas de inundações potencialmente “fatais”. A tempestade de categoria dois atingiu o Mar de Coral, disseram meteorologistas do governo.

Ondas grandes, ventos fortes e chuvas torrenciais atingiram a cidade litorânea de Palm Cove, onde restaurantes normalmente movimentados e hotéis de luxo fecharam as portas à espera que a tempestade passasse. A vegetação arrancada pelo vento cobria o calçadão costeiro da cidade e fileiras de coqueiros e árvores estavam no chão.

O ciclone tropical Jasper pode ter sido rebaixado, mas as autoridades do Extremo Norte de Queensland dizem estar preocupadas. Volumes altos de chuva são esperados nesta quinta e com maré alta, o que pode levar a grandes inundações. Há previsões de chuva de até 500 mm em 24 horas.

Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, o Bureau de Meteorologia emitiu um alerta de tempo severo cobrindo mais de um quarto de milhão de pessoas de Cooktown a Cardwell, incluindo Cairns e Port Douglas e no extremo Oeste de Dunbar, abrangendo Mareeba e Atherton.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios