
Um surfista pega uma onda em Sydney, em 25 de agosto de 2021, com o swell enorme do ciclone bomba | Saeed Khan/AFP/MetSul Meteorologia
Se o frio intenso deu uma trégua no Sul do Brasil, no outro lado do mundo ar polar provoca marcas históricas de temperatura baixa na Austrália. O frio muito intenso foi favorecido por um ciclone bomba que, além do maior frio em agosto em décadas e com neve, provocou ondas imensas na costa.
Sydney teve na terça o seu dia mais frio de agosto em 25 anos. A grande cobertura de nuvens, chuva persistente e uma intensa massa de ar frio fizeram com que as temperaturas não alcançassem os dois dígitos em grande parte da Bacia de Sydney na terça-feira.
A principal estação meteorológica de Sydney em Observatory Hill, localizada próximo à Harbour Bridge, só atingiu uma temperatura máxima de 11,5ºC. Scone no Hunter Valley atingiu 8,2ºC no dia mais frio em mais de três décadas. A vizinha Cessnock teve seu dia mais gelado desde que os registros começaram quase 50 anos atrás. Narrabri, no Norte do estado de New South Wales, atingiu 7,4ºC. A última vez em que a máxima foi tão baixa em agosto foi em 1962.
It's snowing in #Blackheath! ❄️
The frosty weather comes as New South Wales is battered by a "bomb cyclone", with minor flooding, damaging winds and dangerous surf sweeping the state.
Read more: https://t.co/GxbZZmdlki
Full weather details, 6pm on #9News pic.twitter.com/CqqvPkdlZY
— 9News Sydney (@9NewsSyd) August 24, 2021
A neve cobriu muitas cidades no platô a Oeste de Sydney, inclusive com maiores acumulações que podiam ser vistas em imagens de satélite. Ao mesmo tempo, em Victoria, tempestades violentas causaram estragos com chuva intensa e vento derrubando árvores e linhas de transmissão de energia.
Wind & rain will ease in #NSW as a low moves out into the Tasman Sea. Nuisance surf conditions will continue along the south coast & #Victoria's #EastGippsland into the later part of the week.
For the latest forecasts and warnings: https://t.co/h1yofRYOGN pic.twitter.com/x7mSYorEgW
— Bureau of Meteorology, Australia (@BOM_au) August 25, 2021
A costa de New South Wales foi atingida por tempestades violentas nos últimos dias e ondas enormes. O mau tempo foi provocado por um sistema de baixa pressão na costa considerada uma “bomba meteorológica”. Ao largo da costa de Botany Bay, as ondas atingiram cerca de 14,2 metros, o que fez a alegria dos surfistas que aproveitaram o swell do ciclone.
A costa de NSW enfrentará vários dias ainda de mar perigoso depois que o poderoso sistema de baixa pressão trouxe ondas enormes e uma onda de tempestade vista apenas uma vez a cada duas décadas. Trata-se de um evento que normalmente seria visto uma vez a cada 40 anos, disse Mitchell Harley, um professor sênior do Laboratório de Pesquisa de Água da Universidade de NSW ao Sydney Morning Herald.
There's been some very large waves around the coast the last few days, with damaging surf warnings now down graded to hazardous surf for the next few days. Wamberal Beach, NSW. Image Credit bea__young (Instagram) pic.twitter.com/py4g5SyljS
— Bureau of Meteorology, New South Wales (@BOM_NSW) August 26, 2021
A elevação da maré de tempestade (storm surge) foi de cerca de 47 centímetros, um evento com tempo de recorrência aproximada de 20 anos, disse o Dr. Harley. A erosão da praia poderia ter sido muito pior se a grande tempestade de terça-feira à noite tivesse coincidido com picos de marés ou se o ângulo das ondas tivesse sido mais para o Leste.