Ao menos doze pessoas estão desaparecidas na França e na Itália em razão da intensa chuva e do vento resultantes da tempestade Alex, uma área de baixa pressão que experimentou uma ciclogênese explosiva na Europa.
O governo da Itália informou que uma pessoa, um bombeiro, morreu e outras 11 estão desaparecidas no Piemonte, no Noroeste do país, na região de Turim. Nos Alpes, as autoridades disseram que nove pessoas também estão desaparecidas.
A França tem sido castigada por fortes chuvas desde que a tempestade Alex atingiu o continente na tarde de quinta-feira. A Bretanha, no Noroeste, e a Cote d’Azur, no Sudeste, foram particularmente duramente castigadas. O vento com o ciclone bomba superou 150 km/h em algumas estações na França. Portugal e Espanha também foram atingidos pelo mau tempo.
? Images de l'arrivée de la #TempêteAlex au port de La Trinité-sur-Mer. Ce n'est que le début, les vents les plus violents souffleront à l'arrière du cœur dépressionnaire. (via @FabriceAmedeo) pic.twitter.com/SEn9RyKyqz
— Météo Express (@MeteoExpress) October 1, 2020
L'apocalypse à Saint-Martin Vésubie dans les Alpes-Maritimes. La rivière emporte arbres et maisons sur son passage. Certains ponts menacent désormais de s'écrouler. #TempeteAlex pic.twitter.com/2lAQviNLTN
— Hugo Capelli (@Hugo_Capelli) October 2, 2020
A Météo France destacou em um boletim publicado na manhã de hoje que, embora as chuvas tenham diminuído nos Alpes, o aumento do nível de água em uma série de cursos d’água não monitorados ainda justifica alertas. Ao redor de 500 mm de chuva caíram em alguns pontos nas últimas 24 horas, enfatizou a agência meteorológica.
Aux usagers du littoral, ne prenez pas la mer ! La #TempêteAlex est attendue cette nuit et demain avec des rafales jusqu'à 140km/h et de fortes pluies.
Le ministère rappelle son soutien indéfectible aux @SauveteursenMer. Suivez la situation sur https://t.co/FpCtSkkMoz pic.twitter.com/5NQOUtCttW
— Ministère de la Mer (@MerGouv) October 1, 2020
As chuvas torrenciais causaram danos consideráveis e cortes de energia. Várias casas foram destruídas e o dramático desabamento de uma ponte em Saint-Martin-Vésubie também foi filmado por moradores.
Alpes-Maritimes: les images de l’effondrement d’un pont à Saint-Martin-Vésubie pic.twitter.com/pojYLiPc0a
— BFMTV (@BFMTV) October 2, 2020
O serviço de bombeiros disse que a aldeia está entre várias ainda “isoladas do mundo”. Cerca de 850 bombeiros -foram mobilizados para prestar assistência às vítimas da tempestade Alex na França.