Uma massa de ar frio ingressou nas últimas horas no Rio Grande do Sul e derrubou a temperatura com rajadas de vento forte, como antecipava a MetSul. Cono previsto, em muitas cidades do Noroeste e do Norte do Estado a queda da temperatura se deu apenas com vento e sem chuva. A MetSul Meteorologia alerta que o tempo vai estar bastante ventoso no Rio Grande do Sul com vento por vezes moderado a forte com rajadas até intensas tanto no sábado como no domingo.
O motivo para o fim de semana de muito vento no Rio Grande do Sul não tem nada a ver com ciclone ou temporal. Será consequência da grande diferença (gradiente) de pressão atmosférica e de temperatura com um centro de alta pressão de 1.035 hpa associado à massa de ar frio no Centro da Argentina e uma baixa térmica de 1.005 hPa no Paraguai e que vai migrar para o Mato Grosso do Sul associada ao ar muito quente.
As rajadas fortes no Rio Grande do Sul no sábado e no domingo devem variar entre 50 km/h e 70 km/h em grande parte do Estado, e em alguns pontos ficarão entre 70 km/h e 90 km/h, sem uma região específica de maior risco. Podem ocorrer transtornos como queda de árvores, falta de luz e queda de estruturas mais frágeis. Como se espera chuva por vezes forte e volumosa neste sábado no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, o que deixa o solo mais instável, o vento moderado forte agrava muito o risco de queda de árvores. (Com foto de capa da EPTC/Arquivo)