Anúncios

Frente semi-estacionária vai trazer volumes elevados de chuva nesta semana no Sul do Brasil com acumulados que podem ficar em poucos dias entre 100 mm e 200 mm em algumas localidades, de acordo com a avaliação da MetSul Meteorologia.

Os modelos numéricos analisados pela MetSul estão em excelente acordo quanto ao cenário que Santa Catarina e o Paraná devem ter muita chuva nesta semana com marcas de precipitação localmente volumosas.

No Rio Grande do Sul, grande parte do estado terá pouca ou nenhuma chuva. Onde mais deve chover será em cidades mais ao Norte e o Nordeste do estado, especialmente numa faixa entre o Alto Uruguai, os Campos de Cima da Serra e o setor mais ao Norte do Litoral Norte perto de Santa Catarina,

Já em Santa Catarina e no Paraná, a maioria das cidades dos dois estados deve anotar precipitação durante a semana de 50 mm a 100 mm, mas haverá pontos em que os acumulados na soma até o próximo sábado devem atingir marcas de 100 mm ou mais.

Em alguns pontos dos estados catarinense e paranaense, os totais de precipitação desta semana devem ser ainda mais elevados com volumes localizados mesmo entre 150 mm e 200 mm.

A chuva será muito frequente ao longo da semana nos territórios de Santa Catarina e do Paraná ao longo da semana. Os dados apontam que pode chover praticamente todos os dias ou todos os dias nos dois estados entre hoje e o próximo sábado.

Os maiores volumes devem ocorrer entre hoje e quarta-feira em Santa Catarina e no Paraná. Na quinta, na sexta e no sábado, a instabilidade enfraquece e as precipitações tendem a ocorrer em número muito menor de localidades e com volumes muito mais baixos.

Por que vai chover tanto e com tanta frequência?

Frente fria chegou ao Rio Grande do Sul durante o sábado com chuva na maioria das regiões. Hoje, o sistema frontal ainda traz chuva e garoa especialmente para a Metade Norte gaúcha e leva chuva ainda a diferentes pontos de Santa Catarina e do Paraná. Isoladamente, pode até chover moderado a forte.

O que vai ocorrer a partir de agora é que a frente deve ficar semi-estacionária sobre o Sul do Brasil e isso vai determinar a persistência da instabilidade com chuva frequente, em especial entre o Norte gaúcho e o Paraná.

Uma frente semi-estacionária nada mais é que um sistema frontal entre duas massas de ar com características diferentes — uma quente e úmida e outra fria e mais seca — e que ficam praticamente paradas sobre uma mesma região por um período prolongado.

Isso ocorre quando as forças que empurram a frente em direções opostas se equilibram, impedindo seu avanço significativo. Na prática, a frente pode oscilar ligeiramente para Norte ou Sul, mas sem deslocamento definido, permanecendo quase imóvel por vários dias com tempo instável e persistente.

Veja os mapas com as projeções de chuva

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para esta semana no Sul do Brasil dos modelos meteorológicos alemão (Icon), do Centro Europeu (ECMWF), do Met Office do Reino Unido (UKMET) e do centro canadense (CMC).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Todos estes mapas com duas a quatro atualizações por dia podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante em nossa seção de mapas, bastando clicar aqui para ter acesso aos dados a qualquer hora.

Os dados estão em pleno acordo que os maiores volumes de chuva devem se produzir em Santa Catarina e no Paraná com volume nesta semana em alguns pontos próximos e acima dos 100 mm com marcas isoladas superiores a 150 mm.

No Rio Grande do Sul, há um relativo consenso que os maiores volumes de chuva devem se dar em municípios do Litoral Norte perto de Torres localizados junto à Serra do Mar, como, por exemplo, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios