A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul hoje trouxe chuva forte, raios e temporais isolados de vento e granizo para o Oeste, o Centro e o Sul do estado. Os acumulados de chuva na Metade Sul foram altos, acima de 100 mm em algumas cidades, e superaram o que os modelos numéricos indicavam.
Conforme dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados de chuva até às 18h de hoje foram de 100 mm em Dom Pedrito, 98 mm em Livramento, 90 mm em Caçapava do Sul, 81 mm em Canguçu, 74 mm em Camaquã, 70 mm em Encruzilhada do Sul e São Gabriel, e 48 mm em Rio Pardo e Capão do Leão.
Os altos volumes de chuva no Sul do estado são preocupantes porque na semana passada vários pontos da Metade Sul anotaram entre 100 mm e 350 mm com cheias de rios. As precipitações volumosas de hoje se deram com os rios com os seus níveis ainda altos e há possibilidade de novas inundações.
O quadro é de atenção para repique de cheias em rios como Piratini, Camaquã e Santa Maria, que na última semana ou subiram muito com alagamentos de áreas ribeirinhas ou mesmo transbordaram com inundações em algumas cidades, casos de Dom Pedrito e Rosário do Sul.
A boa notícia é que no decorrer desta quarta-feira, embora ainda com um começo de dia com chuva em vários pontos, a tendência é de afastamento da instabilidade da Metade Sul no decorrer do dia com a melhora do tempo e o retorno do sol em muitos municípios.
Onde a situação piora nesta quarta-feira é em áreas da Metade Norte que nesta terça-feira tiveram intenso calor. Os termômetros indicaram ontem 37,8ºC em Alpestre e em Porto Xavier; 36,9ºC em São Paulo das Missões; 36,7ºC em Porto Vera Cruz; 36,1ºC em Santa Rosa; 35,7ºC em Santa Rosa, 35,6ºC em Machadinho; 35,2ºC em Santo Cristo; 35,1ºC em Horizontina.
Fez 34,7ºC em Passo Fundo; 33,3ºC em Lagoa Vermelha, e 31,2ºC em Vacaria, cidades do Planalto Médio e dos Campos de Cima da Serra que, pela altitude, não costumam ter tanto calor nesta época do ano.
Nesta quarta, com o avanço da frente fria, sob o ar muito quente, há um alto risco de temporais no Noroeste e no Norte do estado com chuva localmente forte a torrencial e alta probabilidade de vendavais e de granizo em pontos isolados. Amanhã, sob ar frio, o tempo firme predomina no estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.