Chuva vai atingir grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira que será marcada pela instabilidade no estado | PEDRO PIEGAS/PMPA

O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de calor, mais intenso na Grande Porto Alegre e nos vales, mas duramente a tarde o tempo começou a mudar em parte do estado com o avanço de áreas de instabilidade da província argentina de Corrientes para o Oeste e o Noroeste do território gaúcho com chuva e temporais isolados. Choveu forte em algumas cidades, caso de São Borja.

Na maioria das regiões, entretanto, o sol predominou tanto durante a manhã com à tarde, o que favoreceu o aquecimento. A temperatura, inclusive, ficou acima do que se previa em Porto Alegre e na região metropolitana, onde a tarde desta segunda-feira foi de forte calor para o penúltimo dia do verão.

A maior temperatura na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia hoje foi de 35,6ºC em Campo Bom. Em Teutônia, a máxima oficial foi de 35,1ºC. Porto Alegre anotou 34,7ºC na estação de referência do bairro Jardim Botânico. Estações particulares indicaram valores ainda mais altos com 36,3ºC em Parobé, 36,1ºC em Lajeado e 35,6ºC em Teutônia.

Se o sol e o calor predominaram no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, o mesmo não se pode dizer em relação a esta terça-feira. Isso porque a instabilidade voltará a aumentar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira com chuva no decorrer do dia na maior parte do estado.

A massa de ar quente e úmido traz abundante nebulosidade, apesar de aberturas de sol em parte do dia em algumas cidades. A chuva alcança a grande maioria das cidades gaúchas, embora não todas, e pode ser forte em pontos isolados com raios. No Leste do estado, a chuva é mais irregular e com acumulados baixos na maioria dos pontos.

Em Porto Alegre, o tempo também muda. A nebulosidade aumenta com possibilidade de chuva no decorrer do dia. Não são esperados volumes muito altos. Podem ocorrer momentos de melhoria temporária.

Com a instabilidade, a temperatura não sobe tanto quanto ontem, mas a terça-feira dos gaúchos será abafada. As máximas ficam abaixo dos 30ºC na esmagadora maioria das cidades depois de um dia que já começará quente com mínimas altas entre 22ºC e 24ºC na maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.