Anúncios

Milhões de gaúchos que neste domingo terão que enfrentar frio polar com a chegada de uma forte massa de ar frio tiveram nesta véspera da radical mudança de temperatura um sábado com cara de verão e que chegou a dar praia no Litoral Norte. A temperatura, como previa a MetSul, ficou entre 32ºC e 34ºC nas cidades mais quentes do Rio Grande do Sul com marcas acima de 30ºC em diversas regiões.

Estações oficiais registraram neste sábado máximas de 32,9ºC em Campo Bom, 31,9ºC em Porto Alegre, 31,8ºC em Santa Maria e São Luiz Gonzaga, 31,4ºC em São Vicente do Sul, 31,0ºC em Teutônia e Camaquã, 30,6ºC em São Borja e 30,2ºC em Alegrete. Na Serra, a rede oficial de estações indicou máximas de quase 30ºC com 29,6ºC em Serafina Correa. Bento Gonçalves foi a 27,4ºC.

Máximas ainda mais elevadas ocorreram em estações automáticas particulares. Termômetros indicaram 33,5ºC em Porto Xavier, 33,3ºC em Parobé, 33,3ºC em Teutônia, 32,9ºC em Feliz, 32,8ºC em São Leopoldo, 32,7ºC em Santa Rosa, 32,2ºC em Porto Vera Cruz, 32,0ºC em Venâncio Aires, 31,1ºC em Cachoeira do Sul, 30,6ºC em Maçambará, Caçapava do Sul e Minas do Leão, 30,4ºC em Cerro Largo, 30,3ºC em Antônio Prado (Serra) e 30,0ºC em São Lourenço do Sul.

A temperatura máxima hoje de 31,9ºC em Porto Alegre foi a mais alta na estação de referência histórica da capital gaúcha, no bairro Jardim Botânico, desde o dia 27 de abril, quando a máxima foi de 34,0ºC. Para se ter ideia, a temperatura máxima média histórica de agosto na capital (série 1991-2020) é de 21,8ºC. Assim, a máxima de hoje ficou 10, 1ºC acima da média máxima desta época do ano.

Com tanto calor, teve quem aproveitasse para tomar até banho de piscina em pleno inverno em Porto Alegre. Muita gente ainda buscou a orla e, quem podia, também curtiu as águas do Lago Guaíba a bordo de embarcações. No Litoral Norte, mesmo não tendo aquecido tanto pelo efeito do mar, a beira-mar se encheu de pessoas caminhando ou tomando banho de sol. Teve quem até se arriscasse no mar, onde as águas são ainda mais frias nesta época do ano.

Amanhecer de hoje na praia de Torres | SANDRO MULLER

Praia movimentada na tarde deste sábado em Capão da Canoa | LUIZ SALAZAR

Fim de tarde em Porto Alegre após calor de 32ºC | FERNANDO OLIVEIRA

Nuvens que prenunciam a mudança do tempo no começo do domingo já eram vistas na zona Sul de Porto Alegre no fim da tarde deste sábado | RICARDO LIMA

O calorão de verão em pleno inverno foi consequência de uma condição pré-frontal. Por conta da aproximação de uma frente fria, que trouxe muitos raios no Uruguai, correntes de vento de Norte associadas a jato em baixos níveis da atmosfera trouxeram ar muito quente e seco neste sábado para o Rio Grande do Sul, elevando fortemente a temperatura. Desde o começo desta semana a MetSul alertava que o dia de hoje seria muito quente.

Chuva e vento depois do calorão

O avanço de uma frente fria já muda o tempo com chuva, trovoadas e rajadas de vento na noite deste sábado no Oeste, Centro e no Sul gaúcho. O sistema frontal trouxe muitos raios no Uruguai. Neste domingo, a frente avança entre a madrugada e de manhã pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade, chuva, raios e ventania.

No decorrer do domingo, a instabilidade se concentra mais na Metade Norte com muitas nuvens e chuva, prevendo-se melhora posterior e gradual na segunda metade do dia. No Oeste e no Sul, o tempo abre ao longo do domingo e o sol retorna mais cedo. Ar polar ingressa com vento moderado a forte e baixa sensação térmica.

Projeção de avanço da instabilidade a partir da simulação da nebulosidade do modelo WRF. A frente fria deve enfraquecer à medida que avança pelo Sul do Brasil neste domingo com mudança do tempo em locais de Santa Catarina e, sobretudo, do Paraná apenas com vento e sem chuva | METSUL

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de vento moderado a forte com rajadas muito fortes em alguns locais na chegada e passagem desta frente fria. As massas de ar divididas pela frente fria serão radicalmente distintas. Ar muito frio de origem polar vai avançar sobre ar muito quente de origem tropical com acentuado gradiente (diferença) de temperatura. Como a troca de massas de ar será muito rápida na chegada da frente, haverá uma mudança de temperatura muito brusca e acentuada que vai se dar com vento.

Muitas cidades gaúchas devem ter vento de 60 km/h a 80 km/h na chegada da frente fria com rajadas de 80 km/h a 100 km/h isoladamente. Ao avançar pelo Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, não podem ser descartados alguns vendavais isolados com danos. A Grande Porto Alegre está na área de risco de vento forte com a chegada da frente no começo do domingo.

A frente fria avança entre este domingo e a segunda-feira para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os dados indicam que o sistema terá maior atividade no Rio Grande do Sul enquanto ao se deslocar deve perder força. Por isso, a chuva não será volumosa em Santa Catarina, além de irregular, e em muitas cidades do Paraná o tempo vai virar apenas com vento e sem precipitação.

Projeção de chuva na passagem da frente fria do modelo WRF com os maiores acumulados previstos para os litorais de São Paulo e Rio de Janeiro com volumes localmente altos enquanto no Paraná e Santa Catarina pouco deve chover | METSUL

Em São Paulo, a instabilidade frontal deve atuar mais no Sul e no Leste paulista. Neste domingo, o sol aparece com nuvens e depois a nebulosidade aumenta com chance de chuva na segunda metade do dia. A temperatura começa a despencar no fim do dia, dando lugar a uma segunda-feira de abundante nebulosidade, chuva e garoa, e ainda frio.

Vai esfriar muito neste domingo

A diferença de temperatura que se prevê para este domingo em relação a este sábado é brutal. Cidades da Grande Porto Alegre que hoje passaram a tarde com 32ºC a 33ºC terão na tarde deste domingo marcas de 12ºC a 14ºC, ou seja, 20ºC abaixo do mesmo horário hoje. No final do domingo, Porto Alegre pode ter 8ºC a 9ºC e quase todo o Rio Grande do Sul estará com marcas de um dígito.

O ar polar chega ao longo deste domingo com temperatura baixa durante o dia inteiro, mesmo à tarde. Vento, por vezes moderado a forte, acompanhará o ingresso do ar polar e trará sensação térmica bastante baixa. As mínimas do domingo ocorrem à noite, no fim do dia, quando estará muito frio.

Projeção do modelo europeu de anomalia (desvio da média) da temperatura em 850 hPa (nível de 1.500 metros de altitude) indica ar polar muito frio sobre o Rio Grande do Sul no final do domingo com ar mais gelado no Leste gaúcho | METSUL

Grande parte do Rio Grande do Sul vai amanhecer com marcas abaixo de 5ºC na segunda com geada em muitas localidades. Marcas negativas são esperadas. Nas cidades mais frias, na= Serra do Sudeste, pode fazer até -3ºC a -5ºC. A presença de nuvens pode inibir resfriamento maior em cidades da Metade Norte, até evitando geada em diferentes pontos.

No Rio Grande do Sul, a tarde da segunda ainda terá temperatura baixa e a noite será muito fria. Porto Alegre deve ter apenas 13ºC a 14ºC na segunda. Já o amanhecer da terça ainda será muito frio e com geada em muitas cidades. A tarde, por sua vez, será mais amena com máximas perto ou ao redor de 20ºC na Grande Porto Alegre. O frio, assim, enfraquece a partir da terça no Sul do Brasil. Nesta época do ano, como de hábito, episódios de ar frio já têm menor duração que junho ou julho.