A chuva está de volta ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, como era antecipado pela MetSul Meteorologia. A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã desta quinta mostrava áreas de instabilidade atuando sobre o Alto Uruguai, o Planalto Médio, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.
Estas áreas de instabilidade trouxeram chuva localmente forte na manhã desta quinta em locais do Norte e do Nordeste gaúcho, inclusive com volumes localmente elevados em curto período. Na maior parte do estado, entretanto, ainda não havia chovido até o final da manhã de hoje.
De acordo com dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os volumes de chuva registrados até 11h da manhã foram de 64 mm em Vacaria e 30 mm em Passo Fundo. Até o mesmo horário, pela rede do Instituto Nacional de Meteorologia, havia chovido 10 mm em Palmeira das Missões.
A tendência é de vir mais chuva à medida que novas áreas de instabilidade se formam e outras avançam do Norte e do Nordeste da Argentina para o Sul do Brasil. Choveu muito em pontos do Norte da Argentina nas últimas horas com uma área de baixa pressão que tende a se deslocar da região para o Rio Grande do Sul e o Uruguai entre esta sexta e o sábado.
Por isso, a tendência para as próximas horas é de instabilidade em diversas regiões do estado, especialmente no Oeste, Noroeste, Centro e Metade Norte. Mais ao Sul gaúcho, não se projeta chuva em muitas localidades. Isoladamente, a chuva pode até ser forte e mesmo com risco de temporal bastante isolado.
Amanhã, o tempo segue instável e ainda chove em muitas cidades. Projeta-se instabilidade maior nesta sexta no Sul, Leste e Norte gaúcho pela curvatura da área de baixa pressão. Mesmo assim, o sol deve aparecer em diversas cidades. Há risco de chuva localmente forte a intensa com elevados volumes em curto período em pontos localizados.
No fim de semana, a instabilidade enfraquece. O sol aparece com nuvens e haverá chuva isolada típica de verão – pelo aquecimento e a umidade – tanto no sábado como no domingo, especialmente na Metade Norte pela maior presença de ar úmido sobre a região e a maior cobertura vegetal de Mata Atlântica na Serra.
Os volumes de chuva no Rio Grande do Sul entre hoje e o domingo serão extremamente variáveis, inclusive numa mesma cidade. Haverá locais em que a chuva pode somar mais de 50 mm com marcas isoladas perto e acima de 100 mm enquanto em diversos municípios a chuva não vai exceder 10 mm ou 20 mm. Onde mais deve chover é na Metade Norte gaúcha.
Alerta-se que podem ocorrer temporais isolados de vento forte e granizo, especialmente entre hoje e amanhã, mas o risco de tempo severo não é elevado e qualquer ocorrência será bastante localizada. Estes temporais, ademais, podem trazer chuva torrencial com elevados volumes em curto período de forma muito isolada, gerando o risco de alagamentos e inundações repentinas.