Anúncios

Inmet

A MetSul Meteorologia alerta para chuva localmente forte e temporais localizados com rajadas de vento forte e/ou queda de granizo nesta quinta-feira (29) nos estados de São Paulo e do Paraná. Um sistema convectivo de mesoescala, que vem a ser um aglomerado de nuvens carregadas com chuva e temporais, formou-se no Paraguai com tempestades e estragos no país vizinho e avançou para o Mato Grosso do Sul.

Este sistema convectivo já começou a ingressar nos território paranaense e paulista na madrugada de hoje e tende a se deslocar para Leste no decorrer do dia. Com isso, devem ser esperados chuva e temporais em diversos pontos do Paraná e de São Paulo ao longo do dia. Os acumulados de precipitação em alguns pontos podem ser elevados e ocorrências isoladas de tempestades severas não são afastadas.

A cidade de São Paulo e também Curitiba devem ter instabilidade, especialmente entre a tarde e a noite, não se descartando chuva forte e mesmo a possibilidade de temporal. Na capital paulista, nuvens carregadas devem avançar sobre a cidade no decorrer do dia com forte instabilidade. Há possibilidade de chuva localmente forte a intensa com risco de alagamentos.

Grande parte do feriadão deve ser com tempo instável na cidade de São Paulo, afinal a previsão do tempo da MetSul indica períodos de chuva e garoa para sexta, o sábado e o domingo com alguns dados prolongando a instabilidade até segunda-feira. A chuva em alguns momentos poderá ser moderada a forte durante o feriadão com possibilidade de trovoadas.

Uma massa de ar frio ingressa na cidade de São Paulo entre esta sexta e o sábado com queda acentuada da temperatura. Muitos paulistas vão se perguntar se o inverno voltou, uma vez que a temperatura deve se manter baixa durante todo o feriadão e ainda com a chuva mantendo as marcas nos termômetros baixas. A queda de temperatura deverá se acentuar no fim de semana, quando a cidade de São Paulo pode ter registros de até até 13ºC, esfriando mais no final do domingo e na madrugada de segunda, quando poderá fazer até 11ºC.

Cenário semelhante é esperado para a cidade de Curitiba que deve ter um feriadão com muitas nuvens e freqüentes períodos de chuva e garoa. A temperatura cai bastante entre sexta e sábado, mantendo-se baixa no fim de semana e ainda na segunda-feira. Pode fazer até entre 9ºC e 11ºC nas mínimas no fim de semana e no feriado da segunda. A alta umidade, chuva e vento devem aumentar a sensação de frio, trazendo ares de inverno pra capital paranaense.

 

Anúncios