Anúncios

Chuva forte causou alagamentos nesta quarta-feira em Porto Alegre | Alina Souza/Correio do Povo

A MetSul alertou reiteradamente desde  o fim de semana que vinha muita chuva e que seria um dos maiores episódios de precipitação em meses e até o maior em alguns municípios. A chuva veio, como previsto, e com força. As precipitações somam mais de 100 mm até agora na Capital, na Grande Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.

A atuação de uma frente fria e de um centro de baixa pressão manteve a chuva hoje no Rio Grande do Sul com pancadas fortes a por vezes torrenciais em muitas cidades, como foi o caso de Porto Alegre.


Os acumulados de precipitação, como alertado pela MetSul, foram muito altos. Em Porto Alegre, o Arroio Sarandi transpordou. Córregos cobriram pontes no interior de Canguçu. A chuva volumosa recuperou o nível da barragem Santa Bárbara em Pelotas.

Arroio Sarandi transbordou na zona Norte de Porto Alegre | Alina Souza/Correio do Povo

Os volumes em 72 horas até 18h de hoje chegavam a 135 mm em Encruzilhada do Sul, 128 mm em Nova Palma, 119 mm em Ivorá e Pelotas, 117 mm em Faxinal do Soturno, 112 mm em Ijuí, 109 mm em Alvorada, 108 mm em Lagoa Bonita do Sul e Pedro Osório, 106 mm em Sapucaia do Sul, 103 mm em Arroio do Tigre e Viamão, 101 mm em Porto Alegre, 101 mm em Segredo, e 100 mm em Lajeado e Canoas.

Muitas cidades anotavam entre 50 mm e 100 mm até o começo da noite desta quarta-feira e os volumes seguiam aumentando com a continuidade da chuva e que permanece moderada a forte em muitos locais, inclusive na região de Porto Alegre.

Temporais

A chuva mais uma vez veio acompanhada de muitos raios durante esta quarta-feira com fortes trovoadas ao longo do dia em diversas cidades, como Porto Alegre, do Centro do Estado, do Noroeste e região dos vales.

Em Mostardas, no litoral, precipitação de granizo causou danos em ao menos doze residências no interior do município no final da terça. Na maioria das cidades gaúchas em que se registrou o fenômeno, entretanto, as pedras de gelo foram miúdas.

Quinta-feira ainda tem chuva em parte do dia

O tempo começa a melhorar nesta quinta com o ingresso de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica, mas parte do dia ainda terá chuva no Estado com a atuação da frente fria que no decorrer da quinta avança por Santa Catarina e o Paraná.


Madrugada será de muitas nuvens com chuva e garoa na maior parte do Rio Grande do Sul. De manhã, o tempo abre com sol no Oeste e no Sul. Já nas demais regiões ainda haverá abundante nebulosidade com precipitação em alguns pontos. À tarde, o sol aparece na maioria das regiões, porém no Nordeste do Estado, entre a Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral Norte se espera ainda muitas nuvens com precipitação fraca em alguns pontos. À noite, tempo firme em quase todo o Estado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Ar frio ingressa com vento e o dia será ameno com frio cedo da manhã no Oeste e no Sul e em todo o Rio Grande do Sul à noite. No final do dia, temperatura entre 6ºC e 8ºC na fronteira com o Uruguai e de até 12ºC em Porto Alegre. O vento, mesmo não intenso, aumentará a sensação de frio.

Anúncios