Anúncios

Volumes de chuva indicados por modelos numéricos para esta semana em Porto Alegre são os mais altos desde o evento de precipitação extrema do mês de junho (foto) que alagou e inundou áreas da cidade | RODGER TIMM/PMPA

A MetSul Meteorologia adverte que a chuva apenas desta semana deve superar a média de chuva do mês de setembro na cidade de Porto Alegre. Os acumulados de precipitação devem ser excessivamente altos na capital gaúcha em semana que deve ser marcada em grande parte por forte instabilidade atmosférica.

Já chove neste domingo na capital gaúcha, mas os volumes não devem ser muito altos durante este domingo, embora possam ocorrer períodos de chuva moderada a ocasionalmente forte. O pior da chuva é previsto para esta segunda-feira é previsto para esta segunda-feira que pode ser um dia extremamente complicado na cidade.

Os volumes de chuva indicados para esta segunda-feira por vários modelos numéricos para a área da capital gaúcha são extremamente altos. As projeções mais otimistas apontam volumes perto de 100 mm enquanto a maioria indica acumulados acima de 100 mm.

O modelo europeu, reputado o de maior acerto no mundo, indica 150 mm para Porto Alegre na soma da chuva entre hoje o começo da terça-feira, mas a maior parte deste volume é indicado para a segunda. Projeção muito semelhante tem o nosso modelo de alta resolução WRF que indica 149 mm até o começo da terça com grande parte deste volume ocorrendo nesta segunda, quando poderia chover mais de 100 mm.

A chuva em vários momentos da segunda-feira será forte a torrencial com volumes muito altos em curto período, o que deve gerar alagamentos e inundações repentinas. As taxas de chuva elevadíssimas podem gerar ainda o transbordamento de córregos e arroios, especialmente nas zonas Norte, Sul e Leste da cidade.

Um segundo episódio de precipitação significativa é indicado pelo modelos numéricos para a segunda metade da semana após breve trégua da chuva entre terça e quarta. Uma frente quente que vai se converter depois em frente fria deve trazer chuva na quinta-feira e em parte da sexta que pode ser forte. No sábado, novas áreas de instabilidade que se formariam sobre o Sul do Brasil poderiam trazer mais chuva.

O modelo europeu projeta para esta semana – de hoje a sábado – 215 mm de precipitação em Porto Alegre. O modelo alemão Icon estima 150 mm a 200 mm para a semana na capital. Já o modelo canadense sinaliza precipitação nesta semana ao redor de 200 mm na cidade. São estimativas de modelos, mas a chuva varia muito de um ponto para outro dentro da mesma cidade, assim que alguns locais podem ter menos e outros mais chuva que o indicado pelas simulações computadorizadas.

A média histórica de chuva do mês de setembro em Porto Alegre, conforme a série 1991-2020, com base em dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, é de 147,8 mm. Assim, há uma alta probabilidade de que a precipitação somente desta semana na cidade exceda a média histórica mensal.

Desenha-se a semana mais chuvosa desde o episódio extremo de chuva do mês de junho, quando do ciclone. Porto Alegre teve o maior acumulado de precipitação em 24 horas em junho de sua série histórica com 141,6 mm até 9h do dia 16 de junho no Jardim Botânico, superando o recorde mensal de 138,8 mm de 15 de junho de 1982.

O alerta de chuva excessiva nesta semana não se limita à cidade de Porto Alegre. Também os municípios da região metropolitana devem ter volumes excessivamente altos e a perspectiva de transtornos e problemas pela grande quantidade de chuva que se antecipa. Algumas localidades da Grande Porto Alegre devem ter entre 200 mm a 250 mm nesta semana, não se descartando marcas até superiores isoladamente.