A MetSul Meteorologia alerta que o Rio Grande do Sul enfrentará duas ondas de chuva volumosa com temporais na semana que começa, que será marcada por forte instabilidade e precipitações muito frequentes no estado. A soma dos dois eventos gerará volumes de chuva altíssimos nesta semana no estado.
Grande parte desta semana que começa terá dias com registro de chuva no território gaúcho. A primeira onda de forte instabilidade teve início ainda no final da sexta e prossegue nesta segunda-feira, quando atinge seu pico de intensidade.
A chuva acumulada em muitas cidades da Metade Norte entre o fim da sexta-feira e neste domingo à noite somava mais de 100 mm com acumulados pontuais superiores a 150 mm. Os maiores acumulados se concentravam no Noroeste, no Alto Jacuí e no Planalto Médio.
Além disso, vento forte a intenso na madrugada de sábado atingiu diversas cidades da Serra Gaúcha com destelhamentos e queda de árvores na região de Caxias do Sul. Hoje, as nuvens carregadas que cobriram o estado trouxeram granizo em pontos isolados.
Nesta segunda, a onda de mau tempo que teve início no final da sexta atinge o seu máximo de intensidade. Isso porque profunda área de baixa pressão vai estar sobre o Rio Grande do Sul e ainda haverá o avanço de uma frente fria sobre a massa de ar quente e úmido que cobre o estado.
Estas condições atmosféricas vão favorecer a formação de nuvens muito carregadas no território gaúcho hoje com chuva forte a intensa em muitas cidades e temporais isolados com risco de granizo e vento forte.
Os volumes de chuva apenas desta segunda podem ficar entre 50 mm e 100 mm em várias cidades com marcas superiores localizadas. Com isso, alerta-se para o risco de alagamentos e inundações repentinas assim como o transbordamento de arroios e córregos, além de forte alta dos níveis de alguns rios.
O segundo episódio de intensa instabilidade terá início no feriado da quinta. Uma frente quente vai se formar ainda no começo do dia com chuva intensa, muitos raios e granizo no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No final do dia, a frente avança como fria com mais chuva e temporais.
Mas não para por aí. A semana terminará com mais instabilidade no Rio Grande do Sul. Na segunda metade da sexta e no sábado novas fortes áreas de instabilidade se formam no Sul do Brasil e atingirão a Metade Norte gaúcha com chuva que pode ser localmente forte e com risco de temporais isolados.