A instabilidade segue intensa no Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã com previsão de chuva em todas as regiões e pancadas fortes a torrenciais em diversas cidades. Permanece o risco de temporais isolados de vento e, principalmente, de granizo. Os acumulados de chuva serão altos em vários municípios gaúchos nestes dois dias e são esperados muitos raios.
A imagem de satélite das 5h da manhã desta sexta-feira mostrava muitas nuvens no território gaúcho com nebulosidade de grande desenvolvimento vertical em parte do Estado. Sensores de raios indicavam grande número de descargas elétricas em algumas áreas (pontos vermelhos), caso do Oeste gaúcho.
Uma frente quente persiste nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul e a instabilidade deverá ganhar força à medida que uma corrente de jato (vento) nos baixos níveis da atmosfera traz ar mais quente e intensifica a frente. O ar quente fornece energia para a instabilidade, gerando nuvens carregadas com chuva localmente forte e risco de temporais, por exemplo, de granizo.
Chove em todas as regiões do Estado hoje, mas a instabilidade será mais forte outra vez no Centro, Oeste, Sul e Leste do território gaúcho. Apesar da instabilidade, aberturas podem ocorrer em parte do dia nas Metades Oeste e Norte. Com a atmosfera mais aquecida, haverá raios e cresce o risco de granizo. A temperatura estará mais alta hoje com maior aquecimento no Noroeste.
Amanhã, a frente passa de quente para fria à medida que passa ser deslocada não mais por ar tropical e sim ar polar avançando de Sul. Por isso, todo o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável no sábado com chuva que será moderada a forte em diferentes pontos e ainda com possibilidade de temporais localizados, desta vez com maior risco de vento forte isolado (vendavais).
Um centro de baixa pressão vai avançar pelo território gaúcho a partir do Paraguai e Nordeste da Argentina neste sábado com tendência de aprofundamento, gerando o que se denomina de uma ciclogênese (formação de um ciclone extratropical). A pressão atmosférica muito baixa e o avanço de ar frio sobre o ar quente com a frente podem gerar chuva localmente forte a intensa e temporais de vento forte e granizo. A pressão atmosférica potencializa o risco de tempestades que em alguns pontos podem ter maior intensidade.
Já no domingo, o dia começa com muitas nuvens e chance ainda de chuva e garoa nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul enquanto no Oeste o tempo estará firme e seco desde cedo. No decorrer do domingo, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, impulsionada pelo ciclone já formado no oceano, o tempo abre na maior parte do território gaúcho com sol e nuvens. Com a massa de ar frio, a temperatura tem queda acentuada e o dia começa e termina com frio.
Na segunda-feira, o sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul e o dia começa gelado e com formação de geada em diversas regiões. Porto Alegre pode ter 6ºC e a maioria das cidades gaúchas terá marcas abaixo de 5ºC com chance de marcas negativas em algumas, como na Serra do Sudeste. No Norte gaúcho, perto de Santa Catarina, a nebulosidade aumenta e pode chover.