Chuva forte favoreceu queda de árvore no bairro Auxiliadora | RICARDO GIUSTI/CORREIO DO POVO

A chuva forte desta sexta-feira trouxe alguns transtornos em Porto Alegre como acúmulo de água em algumas vias, problemas em semáforos e queda de árvores. A tarde desta sexta-feira foi marcada por pancadas de chuva por vezes fortes a torrenciais na cidade e que vieram acompanhada de raios.

O volume de chuva na cidade desde ontem até o fim da tarde desta sexta atingia em alguns bairros até 60 mm. A média histórica de chuva de julho na capital gaúcha é de 163,5 mm, a mais alta entre todos os meses do ano, seguida por outubro (153,2 mm), setembro (147,8 mm) e junho (130,4 mm). A precipitação média mensal de 163,5 mm corresponde à nova normal mensal climatológica com base na série 1991-2020.

Conforme o Correio do Povo, ao menos oito acidentes de trânsito foram registrados pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) até o meio-dia. Por volta das 14h, a força do vento derrubou uma árvore na rua Fabricio Pilar, na Auxiliadora, que atingiu cabos de energia elétrica e deixou residências às escuras. O trânsito ficou interrompido na via. A energia elétrica foi restabelecida na região antes das 16h.


Houve pontos isolados de alagamento, como na rua Voluntários da Pátria, no Navegantes, e na Sertório, no São João. Até o início da noite, nenhuma ocorrência grave tinha sido registrada pelo Poder Público Municipal. Pela manhã, semáforos do cruzamento das avenidas Cavalhada e Otto Niemeyer, na zona Sul, ficaram inoperantes e provocaram lentidão no trânsito. No bairro Petrópolis, o semáforo do cruzamento das avenidas Montenegro e Protásio Alves também ficou desligado. Semáforos também ficaram inoperantes na avenida Bento Gonçalves.

Frente fria acompanhada de um profundo centro de baixa pressão alcança a região de Porto Alegre neste sábado com chuva que pode ser forte, raios e risco de ventania. Antes da frente, aberturas ocorrem com vento Norte quente. O ar frio na retaguarda da frente fria ingressa entre o fim do dia e o começo do domingo com acentuada queda da temperatura e rajadas de vento. O ar seco e frio será responsável pela melhora do tempo no domingo que, embora comece com nuvens, terá sol. Faz frio o dia todo no domingo com máximas baixas mesmo com sol.