Cobertura de ebulosidade vai aumentar no decorrer deste fim de semana e deve chove de forma bastante irregular no Rio Grande do Sul | ROSINARA FERREIRA

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana depois de quase duas semanas com predomínio de tempo firme, dias ensolarados de céu azul, temperatura baixa durante a noite e marcas agradáveis durante a tarde.

A MetSul Meteorologia antecipa desde já que as precipitações serão extremamente irregulares no estado gaúcho neste fim de semana e que em alguns municípios sequer deve chover. Prevê ainda que os volumes na esmagadora maioria dos municípios que tiverem precipitação ou vão ser baixos ou muito baixos. Em muitas cidades, quase nada ou nada de chuva.

Os modelos, em geral, indicam para a maioria das cidades do estado volumes inferiores a 5 mm ou 10 mm. E, para algumas, especialmente ao Nordeste do estado, sequer projetam chuva para este fim de semana.


Trata-se, assim, de um cenário muito diferente do começo deste mês, quando os gaúchos enfrentaram uma semana seguida de tempo instável e chuvoso com acumulados extremos que ficaram entre 100 mm e 200 mm em Porto Alegre e grande parte do interior com marcas em alguns locais até acima de 300 mm.

Mesmo com a chuva volumosa do começo de maio, parte do interior gaúcho ainda está muito carente de água. Os mais de 150 mm que caíram em Bagé no início de maio ajudaram a reduzir o racionamento de água na cidade da Campanha em três horas, mas ainda são 15 horas por dia de racionamento de água. Assim, a necessidade é que chova muito mais para a reposição do déficit hídrico acumulado nos últimos três anos.


O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado e a sequência de muitos dias com predomínio de céu azul no estado chega ao fim. A cobertura de nebulosidade aumenta principalmente no Oeste e no Sul, onde o tempo se instabiliza com chuva e garoa no decorrer do dia. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens.

No domingo, embora o sol apareça entre as nuvens em diferentes pontos, a nebulosidade vai aumentar muito no Rio Grande do Sul com períodos de céu nublado a encoberto na maioria das cidades gaúchas no decorrer do dia. Chove ou garoa em diversas regiões, mas de forma irregular e muito fraca intensidade na maioria das áreas onde houver precipitação. Em vários locais, sequer chove.


A discrepância entre os modelos é significativa quanto à chuva neste fim de semana. Veja nos mapas (acima), com base nas rodadas da 0Z de hoje, como os modelos europeu ECMWF e alemão Icon possuem projeções muito distintas de volumes e abrangência da chuva no acumulado previsto até 21h de domingo.

Em Porto Alegre, o sábado será de sol e nuvens. O dia ainda começa frio com mínimas de 13ºC no Jardim Botânico e 11ºC no Sul da cidade. A tarde será agradável com até 25ºC ou 26ºC. Já o domingo deve ter considerável aumento da nebulosidade. O sol até pode aparecer, mas haverá muitos períodos de nublado. Os modelos se dividem sobre a possibilidade de chover no domingo na capital. Uns não indicam precipitação e o que apontam chance projetam volumes baixíssimos.