O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas podem ocorrer períodos de maior nebulosidade, especialmente na primeira metade do dia, sobretudo no Leste do Estado com nuvens baixas ou nevoeiro em alguns pontos. O fim de semana, entretanto, reserva mudanças no tempo no território gaúcho com o retorno da chuva para parte do Rio Grande do Sul.

Áreas de instabilidade devem avançar no decorrer do sábado a partir da província argentina de Corrientes e trazer chuva principalmente para a Metade Oeste gaúcha. Na análise da MetSul Meteorologia, a chuva deve ser irregular na distribuição. Em pontos isolados, as precipitações até podem ser temporariamente fortes com risco mesmo de temporais bastante localizados de vento forte e granizo da tarde para a noite de sábado.

A instabilidade, ao se deslocar pelo Rio Grande do Sul no final do sábado e ao longo do domingo deve enfraquecer e perder ainda mais organização, o que fará da chuva muito irregular ao ponto de em grande número de locais sequer chover neste fim de semana. Como a atmosfera estará aquecida, nos lugares em que ocorrer instabilidade, não se pode afastar um temporal ou outro isolado.

Esta condição de chuva muito irregular e falha preocupa porque já existem áreas do Rio Grande do Sul, especialmente do Noroeste e do Norte do Estado, se ressentindo com déficit hídrico e com dificuldades de plantio da safra de verão. Um novo evento de chuva muito irregular, sem precipitações amplas e volumosas, o que poderia se esperar normalmente em outubro, deve agravar a situação em diversos locais.