Anúncios

O Nordeste do Rio Grande do Sul tem nesta terça-feira outro dia de instabilidade com muitas nuvens e chuva enquanto a maior parte do território gaúcho experimenta uma jornada com sol e nuvens. Setores do Oeste, do Noroeste e do Norte do estado, inclusive, registram amplos períodos de céu claro e ausência de nebulosidade sob ar mais seco.

A instabilidade está associada à circulação de umidade que avança do oceano com um cavado (área de menor pressão atmosférica) junto ao Leste do Rio Grande do Sul. Esta zona de menor pressão na atmosfera gera movimentos ascendentes do ar (convecção) e que resultam na formação de nuvens e algumas mais carregadas.

Estas nuvens do tipo Cumulus, sendo que algumas crescem e ficam muito carregadas na forma de Cumulonimbus, como se viu ontem, provocam chuva que localmente é forte e pode vir a ser torrencial. Ontem, pela mesma dinâmica atmosférica, uma nuvem Cumulonimbus (Cb) se formou por volta das 16h entre Porto Alegre e Osório, ao longo do trecho da Freeway (BR-290) com chuva localmente forte, trovoadas e queda isolada de granizo.

O cavado segue atuando nesta terça-feira no Leste gaúcho e mantém a instabilidade no setor Nordeste do estado, particularmente entre o Norte da Lagoa dos Patos e entorno, Porto Alegre, a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. Na região de Tramandaí, os totais de chuva desta terça até o fim da manhã variavam entre 15 mm e 20 mm, mas com acumulados maiores na área entre o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre no setor Norte da lagoa.

Os volumes em alguns pontos destas regiões ao final desta terça vão ser altos e mesmo o risco de alagamentos em algumas localidades não pode ser descartado. Há possibilidade de trovoadas localizadas, mas o risco de granizo é menor do que ontem, quando a temperatura era mais alta.

Amanhã, a chuva ainda deve atingir em parte do dia setores do Nordeste do Rio Grande do Sul, entretanto a instabilidade deve gradualmente ceder. Como consequência, o dia via ter sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade e possibilidade ainda de chuva passageira e localizada.