Porto Alegre tem uma quarta-feira de muitas nuvens e períodos frequentes de chuva, mas ocorrem intervalos de melhoria em que até o sol aparece | FERNANDO OLIVEIRA

A chuva apenas neste começo de mês de maio já supera mais da metade da média mensal de precipitação em Porto Alegre. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva até o meio da tarde desta quarta-feira no Jardim Botânico alcançava 64,6 mm. A média mensal (série 1991-2020) é de 114,4 mm em maio.

A chuva em Porto Alegre começou ainda sábado à noite e se estendeu ao começo do domingo. Na segunda, a instabilidade retornou para a capital gaúcha com chuva mais constante da tarde para a noite, quando houve momentos de precipitação moderada a forte. Na terça, choveu ou garoou no começo e no fim do dia com predomínio de nuvens durante o dia. Hoje, a chuva e a garoa foram quase constantes entre a madrugada e de manhã.

Dados de pontos de monitoramento do Centro Nacional de Previsão de Desastres indicaram ainda até o meio da tarde desta quarta-feira acumulados de 73 mm na Zona Leste (Protásio Alves), 65 mm no Partenon, 62 mm na Agronomia, 56 mm no Centro e 54 mm no bairro Cidade Baixa.


A chuva hoje em Porto Alegre é consequência da atuação do vórtice de um ciclone extratropical sobre o oceano na costa de Santa Catarina. Sob circulação ciclônica é comum ocorrer variação de nuvens com aberturas de sol intercaladas com períodos de muitas nuvens e chuva.

A chuva associada à circulação ciclônica não raro vem com pancadas fortes a torrenciais passageiras e, no caso da capital gaúcha, pela topografia da cidade, costuma chover mais sob ciclone em locais perto dos morros das zonas Sul e Leste da cidade.

A previsão para os próximos dias, entretanto, é de predomínio do tempo seco em Porto Alegre. À medida que o ciclone se afasta, a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens amanhã na cidade, embora ainda ocorram períodos de maior nebulosidade em que não se pode afastar precipitação leve no começo do dia. A temperatura varia entre 15ºC e 21ºC.

Na sexta, o sol aparece com nuvens em Porto Alegre e ocorrem momentos de maior cobertura de nebulosidade por nuvens baixas. Há uma chance menor de precipitação passageira, mas mesmo se chover a maior parte do dia será sem precipitação. Temperatura entre 13ºC e 19ºC.


No fim de semana, o sol aparece tanto no sábado como no domingo com noites frias em que pode fazer 11ºC a 13ºC. Tanto no sábado como no domingo, mas, especialmente no sábado, há chance de nevoeiro ou nuvens baixas de manhã. As tardes dos dois será de temperatura amena e agradável com 21ºC a 22ºC.