Anúncios

Rosinara Ferreira

Porto Alegre teve sol e chuva no domingo com direito a um lindíssimo final de tarde até com arco íris, mas a precipitação na maior parte da Capital ficou abaixo dos 10 mm. Basta andar pela cidade para ver a grama amarelada em muitos pontos, sobretudo em canteiros e parques. 

A chuva do último fim de semana foi até volumosa em algumas cidades, como, por exemplo, Quarai e Erechim, mas em muitos municípios do Estado a precipitação foi escassa, o que já se antecipava. “Mal deu pra tirar o pó” foi relato em muitas mensagens recebidas pela MetSul de municípios que tiveram pouca chuva. E as mesmas mensagens relatam que o cenário de escassez de precipitação já começa a ficar muito preocupante. 

Anomalia de chuva nos últimos 30 dias

Não é uma surpresa. A MetSul vinha alertando que a chuva agora em dezembro seria muito irregular no território gaúcho e que diversos pontos do Estado deveriam terminar o mês com déficit de precipitação. 

E as projeções seguem ruins, uma vez que até o final do ano a tendência é de chuva abaixo da média na maior parte do Rio Grande do Sul. No próximo fim de semana volta a chover, mas assim como no último os volumes devem ser muito díspares de um ponto pra outro e baixos na grande parte das cidades gaúchas. 

Alguns dados sinalizam a manutenção desta tendência em janeiro e as projeções de modelos mais pessimistas mostram quadro semelhante para fevereiro, logo a palavra estiagem pode em breve voltar a freqüentar os noticiários.