Anúncios

O Rio Grande do Sul teve durante esta sexta outro dia de instabilidade com o predomínio de nuvens no estado e chuva ou garoa em diversas regiões. Parte de uma sequência longa de dias com tempo instável que vai perdurar até a terça-feira e ainda terá uma frente fria no estado no começo da semana.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados de chuva no estado entre o meio da semana e o final da tarde de hoje somavam 79 mm em São José dos Ausentes, 47 mm em Tupanciretã e 44 mm em Santiago, dentre as que tiveram os maiores volumes.

A previsão da MetSul Meteorologia é de que o tempo siga instável no Rio Grande do Sul neste sábado, no domingo, na segunda e ainda na terça-feira. Na terça, o tempo já começará a melhorar em parte do estado, mas tempo mais aberto se espera a partir da quarta-feira da próxima semana.

Assim, são vários dias ainda de chuva pela frente. Neste sábado, por exemplo, espera-se a intensificação da instabilidade no Rio Grande do Sul. O tempo segue instável no estado com muitas nuvens. Chove em todas as regiões, mas não o tempo todo. São esperados momentos de melhoria, até com ocasionais aberturas, em parte do dia, em áreas como o Norte e o Nordeste do estado, trazendo maior alta da temperatura.

Alerta-se para a probabilidade de chuva localmente forte a intensa com risco menor de temporais isolados em pontos principalmente do Oeste, fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul e a Costa Doce (Oeste da Lagoa dos Patos). A precipitação pode ser excessiva em algumas localidades com risco de alagamentos e inundações. Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva até 9h de domingo dos modelos WRF e Europeu (ECMWF).

METSUL

METSUL

Salientamos que o fim de semana será ventoso no Sul e no Leste gaúcho com rajadas de 60 km/h a 70 km/h no litoral. Porto Alegre terá também vento, por vezes moderado e com ocasionais rajadas, sobretudo no domingo. Não é vento de temporal, mas que vem do mar por efeito do aprofundamento de uma área de baixa pressão.

Embora ainda chova em diferentes pontos do estado, até forte isoladamente, a instabilidade deve diminuir na maioria das áreas do estado no domingo, inclusive com a possibilidade de intervalos de melhoria temporárias com ocasionais aberturas em algumas localidades.

O grande sistema de interesse será uma frente fria entre segunda e terça-feira. O sistema frontal, que vai ter um alinhamento vertical, ingressa a partir do Oeste na segunda-feira. No decorrer da terça, a frente se desloca por grande parte do Rio Grande do Sul. Ao cruzar pelo estado, de Oeste para Leste, a frente fria vai trazer chuva generalizada e que, em diferentes pontos, pode ser de forte intensidade. Não se pode afastar o risco de temporais isolados durante a passagem da frente pelo território gaúcho.

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios