Chuva forte vai atingir parte do Sul do Brasil nesta quinta-feira, alerta a MetSul Meteorologia. No decorrer do dia, áreas de instabilidade vão avançar do Mato Grosso do Sul e do Paraguai em direção ao Paraná e Santa Catarina com aumento de nebulosidade e chuva na maioria das áreas dos dois estados.
Os mapas acima mostram a projeção de refletividade (indicativa de chuva) do modelo WRF da MetSul para 12h, 15h, 18h e 21h desta quinta-feira. Observa-se como a instabilidade primeiro vai ingressar no Oeste dos dois estados e se deslocar para Leste entre a tarde e a noite.
Quase todos os municípios do Paraná devem ter chuva nesta quinta-feira e em Santa Catarina a maioria das localidades deve ter precipitação. Em várias cidades, especialmente situadas mais a Leste, a chuva somente deve chegar durante a noite. No território catarinense, pontos do Sul pode escapar do registro de chuva nesta quinta.
A instabilidade deve afetar ainda pontos isolados do interior do estado de São Paulo próximos da divisa com o Paraná. Na sexta-feira, impulsionada por uma massa de ar frio que vai estar ingressando no Sul do Brasil, a instabilidade deve avançar para Nordeste e atingir pontos do Sul e do Leste paulista.
A MetSul Meteorologia alerta que na maioria dos locais os volumes de chuva não devem ser altos, entretanto em pontos isolados há risco de chuva forte e mesmo a possibilidade de granizo não pode ser descartada com ocorrências de raios e trovoadas. O risco de temporais isolados é maior no Paraná. A
Aliás, os maiores acumulados de chuva tendem a ser dar no território paranaense. Pontos do Paraná podem acumular precipitação perto ou acima de 50 mm, o que é muito se considerado o mês que junho que costuma registrar menos chuva no estado. Já em Santa Catarina, previsão de volumes menores, como se vê no mapa abaixo com a tendência de chuva acumulada até 9h de sexta pelo modelo WRF.
No Rio Grande do Sul, o efeito da instabilidade em Santa Catarina será muito maior na forma de aumento de nebulosidade do que chuva. O sol aparece com nuvens na maior parte do estado gaúcho nesta quinta, mas em algumas áreas a nebulosidade deve predominar durante grande parte do dia. No decorrer do dia, áreas de instabilidade que trazem chuva em Santa Catarina e Paraná vão provocar aumento de nebulosidade com céu nublado a encoberto no Norte e no Nordeste gaúcho, o que inclui a Serra e a Grande Porto Alegre. Pode chover em pontos do Médio e do Alto Uruguai.
No Sul gaúcho, o sol aparece com nuvens e há chance de instabilidade bastante isolada, mas não pelo sistema que atua no Paraná e Santa Catarina e sim por uma perturbação atmosférica que vai passar pela costa com o avanço de ar mais frio a partir do Sul. O dia começa frio e com nevoeiro ou neblina em vários pontos, incluindo a Grande Porto Alegre. Já a tarde desta quinta-feira será amena com as nuvens impedindo maior aquecimento em várias cidades.