A chuva mais forte se aproxima da Grande Porto Alegre e dos vales do Taquari, Caí e Sinos no meio da tarde deste sábado à medida que uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e forma nuvens carregadas ao encontrar o ar mais quente com registro de chuva forte a torrencial em diversas cidades e alguns temporais isolados.
A imagem acima mostra o mapa de raios (acompanhe aqui em tempo real) observados às 14h30 deste sábado em que se observa uma grande quantidade de descargas elétricas a Oeste e ao Sul da Grande Porto Alegre com tendência de deslocamento para a área metropolitana.
Um dos núcleos de instabilidade que está a Oeste da capital passou mais cedo pelo Vale do Rio Pardo e trouxe chuva forte com raios, vento e granizo para a área de Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas do vale.
A instabilidade aumenta consideravelmente entre o meio e o fim da tarde deste sábado na região metropolitana de Porto Alegre e nos vales com chuva e trovoadas. É alta a probabilidade de chuva localmente forte e não de pode descartar granizo isolado e rajadas de vento em alguns pontos.
A previsão indica que as condições de instabilidade persistem na região na noite de hoje e durante o começo do domingo, seguindo o risco de chuva por vezes fortes com trovoadas. Sob este cenário, não poder ser descartados alagamentos em cidades da região.
A frente fria encontra ar quente em sua dianteira. A temperatura, mesmo com o tempo encoberto, chegou a 30,7ºC em Campo Bom. Na zona Sul de Porto Alegre, a máxima bateu em 28,1ºC no Aeroclube de Belém Novo. Com o avanço da frente fria se espera uma queda acentuada da temperatura na área da capital.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.