Anúncios

Rio Taquari inunda várias cidades | GUSTAVO GHISLENI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A MetSul Meteorologia alerta que pode chover forte a intensamente nesta sexta-feira e no começo do sábado em pontos do Norte e do Nordeste do estado, especialmente no Alto Uruguai, parte Norte do Planalto Médio, nos Campos de Cima da Serra e em trechos da Serra Gaúcha.

O dado indicado pelos modelos numéricos preocupa e muito porque nestas regiões do Rio Grande do Sul encontram-se nascentes de importantes rios e que atravessam cheias históricas. São os casos dos rios Caí, Taquari e Jacuí.

O Caí e o Taquari são os de maior atenção porque pode chover muito em suas nascentes nos Campos de Cima da Serra. Já no caso do Jacuí, a chuva mais forte deve ocorrer em áreas mais ao Norte das nascentes no Planalto Médio gaúcho.

O Rio Caí enfrenta uma cheia histórica e de enormes proporções. A medição da régua em São Sebastião do Caí indicava 17,20 metros no final da tarde desta quinta-feira e a tendência era ainda de elevação, podendo atingir marcas jamais vistas.

No porto de Estrela, a régua apontava no começo da noite um nível perto de 33 metros depois de ter atingido 33,35 metros durante a tarde. A cheia do Taquari é a maior da história por uma larga margem, superando em quase quatro metros os picos de 1941 e 2023.

O Rio Grande do Sul está entre ar frio ao Sul, que trouxe -7ºC hoje na Patagônia e 0ºC na província de Buenos Aires, e ar excepcionalmente quente no Brasil com quase 40ºC nesta quinta no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro.

O bloqueio do ar quente impede que a frente fria se afaste e leve embora a chuva. A frente passa a quase estacionária até sábado entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina, o que manterá a chuva nas nascentes na Serra.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para madrugada, manhã, tarde e a noite desta sexta assim como para a madrugada de sábado a partir de dados do modelo europeu, onde se observa a tendência de a chuva seguir no Norte do estado e forte.

A chuva, assim, se concentra na Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta. No Oeste e Sul, tempo firme predomina e sol aparece com nuvens. No Centro, nuvens e chuva, mas podem ocorrer aberturas. Porto Alegre terá dia de muitas nuvens com períodos de chuva e garoa. No Sul e no Oeste, o dia começa frio e a Campanha e fronteira com o Uruguai pode ter mínimas ao redor de 10ºC.

A MetSul alerta, finalmente, que a frente semi-estacionária pode trazer chuva forte a isoladamente intensa nesta sexta com altos volumes em diversas localidades em várias regiões do estado de Santa Catarina. O Oeste é uma das áreas em que mais pode chover.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.