A passagem de uma frente fria trouxe temporais isolados e chuva muito irregular para o Rio Grande do Sul, mas que chegou a ser volumosa em alguns pontos.
Com efeito, os acumulados de precipitação foram isoladamente expressivos entre ontem e hoje com a atuação da frente fria com alguns municípios registrando mais de 50 mm.
Em Passo Fundo, por exemplo, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia registrou hoje 62 mm de precipitação. O valor corresponde a 51% da média mensal de chuva do mês de março.
Segundo o Inmet, um volume tão alto em 24 horas não ocorria na cidade do Planalto Médio desde 22 de junho do ano passado, portanto há 9 meses, quando o acumulado foi de 68,6 mm.
Já em Campo Bom, de acordo com o órgão federal, choveu hoje 40,2 mm (Cemaden registrou 42 mm). O volume corresponde a 38% da média mensal de chuva de março.
O banco de dados do Oitavo Distrito de Meteorologia informou que não chovia um volume tão expressivo em 24 horas na cidade do Vale do Sinos desde 8 de julho de 2020, quando o acumulado diário foi de 87 mm.
Volumes de chuva
Veja alguns registros de precipitação desde ontem em estações de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia e do Cemaden:
Passo Fundo: 62 mm
Caxias do Sul: 55 mm
Serafina Correa: 52 mm
Venâncio Aires: 51 mm
Alto Feliz: 44 mm
Campo Bom: 42 mm
Bom Princípio: 42 mm
São Francisco de Paula: 40 mm
Teutônia: 38 mm
Três Coroas: 37 mm
Previsão
Finalmente, o tempo firme predomina nos próximos dias no Rio Grande do Sul e qualquer instabilidade será muito isolada. Entre os dias 20 e 21 se prevê que volte a chover na maioria das regiões.