Três pessoas morreram em consequência da chuva intensa que atingiu a cidade do Rio de Janeiro no final do sábado e na madrugada de ontem. As zonas Oeste e Norte do Rio foram as áreas mais atingidas pela chuva com inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. A precipitação em somente 24h chegou a 200 mm no bairro de Santa Cruz.
Temporal faz carros serem arrastados em correnteza que se criou em rua de Realengo pic.twitter.com/zMIKjt5yfo
— Jornal O Dia (@jornalodia) March 1, 2020
A MetSul alerta que a semana terá ainda muita chuva na Região Sudeste do Brasil e mais ocorrências extremas de precipitação com inundações e alto risco de deslizamentos são esperadas. As áreas de maior risco são o litoral e o Sul de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, em especial a Grande Rio e a área de Angra dos Reis, Minas Gerais e Espírito Santo. Os acumulados podem exceder facilmente a média de chuva do mês de março todo em algumas cidades.
Em absoluto contraste, aqui no Rio Grande do Sul a semana que começa será extremamente seca com zero de precipitação em quase todas cidades do Estado, o que levará a um agravamento maior do quadro de estiagem. Haverá chuva extremamente isolada em pontos do Norte e do Nordeste do Estado, em pouquíssimos municípios.
Para agravar a situação da perda de umidade do solo, no final desta semana e no próximo fim de semana o calor, que já atingirá com força o Oeste antes, será forte a intenso em todo o Estado com marcas muito acima do normal para o mês de março.