Granizo que atingiu o interior de São Borja mais cedo nesta quinta-feira com a formação de áreas de instabilidade no Oeste gaúcho e que no começo desta sexta avançam pelo Rio Grande do Sul | PRISCILLA MOURA

Chuva e temporais avançam pelo Rio Grande do Sul na noite desta quinta-feira, atingindo mais cidades do Centro para o Oeste gaúcho. A instabilidade localmente é forte, acompanhada por raios e com risco de queda isolada de granizo e pancadas de chuva forte. O tempo se instabilizou ainda cedo mais a Oeste do Estado e se produziu queda localizada de granizo no interior de São Borja, na Fronteira Oeste.

A instabilidade é consequência de ar mais quente que está avançando do Centro-Oeste do Brasil e da Bolívia para o Paraguai e depois o Nordeste da Argentina. O ar quente, ao encontrar massa de ar mais frio, acaba por gerar nuvens mais carregadas de grande desenvolvimento vertical e com potencial para tempestades localizadas.

Áreas de instabilidade avançam com chuva e trovoadas no começo desta sexta-feira do Centro para o Sul e Leste gaúcho. Depois, a instabilidade tende a se concentrar mais no Sul do Estado. No decorrer do dia, entretanto, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul com avanço de ar quente a partir do Nordeste da Argentina.

Embora o dia comece frio em parte do Estado, especialmente no Sul gaúcho, o avanço do ar quente eleva mais a temperatura e traz uma tarde de máximas acima da média da época do ano com abafamento em diversas localidades. No final do dia, novas áreas de chuva se formam em parte do Oeste, da fronteira com o Uruguai e na Metade Sul gaúcha com risco novamente de temporais isolados com raios e queda de granizo.

Um bloqueio atmosférico tem concentrado a instabilidade nesta semana entre o Oeste, o Centro e principalmente o Sul gaúcho. É o que traz ainda grande variação de temperatura entre períodos amenos ou quentes com mais frios, conforme o ar quente e frio avançam ora mais para Norte, ora mais para Sul, o que tem feito Porto Alegre e outras cidades gaúchas, por exemplo, experimentarem temperatura alta e baixa em poucas horas em alguns dias.