Temporal na tarde de hoje no departamento uruguaio de Rocha | MATIAS MEDEROS

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) colocou grande parte do Uruguai sob alerta de cor laranja por tempestades fortes na tarde desta quarta-feira. Vários departamentos uruguaios, inclusive de fronteira com o Rio Grande do Sul, como Rocha, estavam compreendidos pelo aviso da Meteorologia de Montevidéu.

Conforme o alerta do Inumet, “uma perturbação atmosférica associada à massa de ar úmida e instável ​​afeta o país, originando tempestades, algumas ocasionalmente fortes”. O órgão oficial de previsão do tempo uruguaio enfatizou ainda que “em zonas tempestuosas poderão ocorrer chuvas intensas em períodos curtos, granizo pontual, intensa atividade elétrica e fortes rajadas de vento”.

As fortes áreas de instabilidade que se formaram com o ar muito quente e úmido no Uruguai foram responsáveis por vento forte e granizo na Ruta 9, no departamento de Rocha, perto da fronteira com o Chuí. Alguns núcleos de instabilidade avançaram para áreas do Rio Grande do Sul próximas do Uruguai, no Oeste e no Sul gaúcho.

Às 16h, um violento vendaval atingiu a localidade de San Gregorio de Polanco, departamento uruguaio de Tacuarembó. A tempestade durou aproximadamente quatro minutos, mas foi suficiente para provocar destelhamentos, queda de linhas de energia d e danos a veículos.

Vendaval causou estragos em Tacuarembó | BCP SALTO

O que ocorreu nesta quarta-feira no Uruguai vai acontecer no Rio Grande do Sul nesta quinta, segundo a análise da MetSul Meteorologia. A atmosfera mais úmida e quente que hoje estava sobre o território uruguaio, enquanto prevalecia ar seco e quente sobre o estado gaúcho, vai se deslocar para o Norte e tende a favorecer pancadas de chuva e temporais.

Por isso, a MetSul adverte que a quinta-feira no Rio Grande do Sul deve ter instabilidade em diferentes setores. Que ninguém espere chuva generalizada porque não vai chover nos 497 municípios gaúchos, mas pancadas devem atingir pontos de diversas regiões do estado.

Como a atmosfera vai estar ainda muito quente é alto a probabilidade que ocorram temporais em pontos isolados do Rio Grande do Sul nesta quinta entre a tarde e a noite, após várias horas de sol com forte aquecimento e calor. Muito isoladamente, os temporais podem vir na forma de estrutura supercelular, logo com risco de tempo muito severo por vento e granizo.

Atmosfera superaquecida fornece energia para a formação de nuvens de tempestade. Hoje, na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas chegaram a 40,7ºC em Quaraí, 40,2ºC em São Borja, 40,0ºC em Uruguaiana, 39,9ºC em São Luiz Gonzaga, 39,5ºC em Alegrete, 38,2ºC em Teutônia, e 38,0ºC em São Gabriel, Livramento e Rio Pardo.

Entre as estações particulares, a tarde de hoje teve 41,5ºC em Porto Xavier, 40,0ºC em Rio Pardo e Bagé, 39,8ºC em Teutônia, 39,0ºC em Venâncio Aires, 38,9ºC em Herval, 38,8ºC em Lajeado, 38,3ºC em Cachoeira do Sul, Bossoroca e Itaqui, e 38,2ºC em Rosário do Sul.

De acordo com alerta da MetSul publicado mais cedo nesta quarta, a chuva será extremamente irregular até o final desta semana no Rio Grande do Sul e em muitos pontos sequer deve chover até sábado, entretanto onde chover haverá o risco de que a chuva venha com temporais isolados. Isso porque a atmosfera estará muito aquecida durante esta segunda metade da semana.

Na sexta, segue o risco de temporais isolados em diferentes pontos do estado, notadamente no Oeste e no Norte gaúcho. Já no final da semana, a atmosfera estará menos instável no Rio Grande do Sul. Por outro lado, o calor vai aumentar excessivamente e isso poderá levar a formações extremamente localizadas de tempestades.

Na próxima semana, o Rio Grande do Sul ingressará num período de enorme instabilidade com chuva generalizada e muito volumosa, que trará precipitações localmente excessivas, e que virá ainda com uma altíssima frequência de temporais e alguns intensos a severos.