Chuva e raios atingiram a cidade de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, no final da quarta-feira para a alegria dos moradores que enfrentam meses de tempo muito seco com baixíssima umidade relativa do ar e dias de calor muito intenso, alguns com marcas acima dos 35ºC.
A chuva veio acompanhada de nuvens muito carregadas de desenvolvimento vertical que provocaram muitos raios e trovoadas na cidade do Triângulo, uma vez que a região estava sob ar quente que favorece descargas elétricas.
A chuva, entretanto, não atingiu todos os pontos do município. Como é normal na transição da estação seca para a estação chuvosa, as pancadas tendem a ser isoladas e não alcançam todos os pontos.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no campus da UFU Santa Mônica, por exemplo, não chegou a registrar chuva. Locais muito perto dali, entretanto, anotaram precipitação no final da quarta.
No município de Patos de Minas a chuva chegou a ser expressiva. De acordo com estação do Inmet na localidade mineira, a precipitação chegou a somar 29,6 mm, sendo 29 mm em apenas uma hora no final da quarta.
Ver essa foto no Instagram
A MetSul já tinha antecipado a possibilidade de chover isoladamente no Triângulo Mineiro, mas a tendência nos próximos dez dias é de predomínio de tempo seco com calor. Os últimos dez dias de setembro serão extremamente quentes na região do Triângulo com muitos dias de máximas perto e ao redor dos 40ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.