Anúncios

Sobradinho e outras cidades do Centro-Serra do Rio Grande do Sul estão entre as mais castigadas pela chuva extrema de até 400 mm ou mais | GAZETA DE SOBRADINHO

A situação se agrava a cada hora no Rio Grande do Sul e junto sobe o número de pessoas vítimas da chuva e os afetados pelas inundações. Já são cinco os mortos por efeito das intensas precipitações que castigam o estado, de acordo com o mais recente balanço da Defesa Civil Estadual.

As mortes aconteceram em Encantado, Pantano Grande, Pavarena (duas) e Santa Maria. Não há ainda identificação das vítimas. Em Pantano Grande, homem morreu enquanto tentava desligar a energia elétrica de sua casa alagada. Em Paverama, um idoso de 69 anos foi encontrado sem vida ao lado de carro arrastado pela força das águas. Outro corpo foi localizado em outro ponto da cidade.

O Balanço oficial indica que até o momento 77 cidades gaúchas relataram problemas em função da chuva e dos temporais que atingem o estado desde o final da semana passada. São 198 pessoas estão em abrigos e 95 seguem desalojadas. Há 18 pessoas desaparecidas pela contabilidade oficial.

Governo do estado montou um gabinete de crise. Reunião no fim da tarde fez levantamento das ações de resposta imediata executadas ao longo do dia e mapeou o prognóstico meteorológico para as próximas horas. No momento, o foco das equipes de apoio é o resgate de famílias que estão isoladas pelas inundações.

A MetSul Meteorologia alerta para a piora da situação com mais rios saindo do leito e outros já sob cheia vendo seus níveis aumentarem. O cenário deve evoluir para extremamente grave. Várias cidades devem enfrentar situação de calamidade a desastre.

Em locais em que já choveu 200 mm a 400 mm, os dados de modelos numéricos indicam mais 150 mm a 300 mm ou mais até sábado, o que faria com que em só uma semana os acumulados em parte do estado fiquem entre 500 em 700 mm, muito mais que chove no outono todo, em média.

Uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul entre esta quarta e a quinta, reforçando a chuva em várias regiões com períodos de chuva torrencial e altos volumes em curto intervalo, o que pode gerar inundações repentinas. Há risco ainda de temporais isolados de granizo e vendavais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.