Anúncios

A chuva avança em parte do interior do Rio Grande do Sul no começo da tarde desta sexta-feira, mas ocorre com baixos volumes na maioria das áreas que registram precipitação desde o final da madrugada.

METSUL/DECEA

A imagem dos radares meteorológicos do meio-dia desta sexta indicava a chuva mais concentrada em pontos do Oeste e do Centro do estado, assim como era projetado pelos modelos numéricos de previsão do tempo.

Dados de estações meteorológicas indicaram até às 12h de hoje acumulados de chuva de 10 mm em Alegrete, 5 mm em São Borja, 4 mm em São Francisco de Assis, 3 mm em Jaguari, Uruguaiana, Quaraí e São Vicente do Sul, 2 mm em Maçambará, e 1 mm em Rosário do Sul e Itaqui.

Como a MetSul Meteorologia vem informando, a instabilidade que atinge agora o Oeste e parte do Centro do estado não vai alcançar todo o Rio Grande do Sul no decorrer do dia.

Em muitas áreas, a mudança do tempo ocorre pelo aumento expressivo da nebulosidade depois de quatro dias com céu claro ou escassa nebulosidade.

Chance maior de chuva da tarde para a noite de hoje em pontos do Oeste, do Centro e de forma localizada na Metade Norte, mas com baixos volumes e apenas garoa em alguns municípios.

Modelos numéricos divergem sobre a possibilidade de a precipitação se estender à Grande Porto Alegre no fim do dia. A grande maioria das simulações computadorizadas não aponta precipitação para a área metropolitana. O modelo de alta resolução WRF é que aponta chance de precipitação leve na Grande Porto Alegre.

Chance de chuva mais generalizada e com volumes mais altos é projetada para o Rio Grande do Sul durante a segunda metade da semana que vem com tempo firme previsto para o estado no fim de semana e o começo da semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.