O tempo já começou a mudar nesta quinta em algumas áreas com chuva em diferentes pontos do Paraná e do Nordeste de Santa Catarina, mas a MetSul Meteorologia prevê em número muito maior de localidades do Sul do Brasil a partir desta sexta-feira, dando início a um evento de chuva extrema na região.
A instabilidade nesta sexta será maior nos estados de Santa Catarina e do Paraná, onde chove em muitas cidades e com forte intensidade em alguns pontos, especialmente da tarde para a noite. Haverá cidades em que o sol aparece de manhã e chove na segunda metade do dia.
No Rio Grande do Sul, o sol aparece em todo o estado nesta sexta-feira, mas o tempo não vai estar firme durante todo o dia. Isso porque as áreas de instabilidade que se formam sobre o Sul do Brasil trarão aumento de nuvens e chuva para parte do território gaúcho.
A chuva ingressa no estado pelo Norte na segunda metade do dia e até o fim dessa sexta-feira alcança pontos do Centro gaúcho e mesmo setores isolados da Metade Sul. Mais ao Sul e ao Oeste do Rio Grande do Sul não há expectativa de chuva durante esta sexta.
O dia começa frio para o fim de outubro no Rio Grande do Sul, mas será agradável. Em Porto Alegre, a sexta-feira tem sol e depois ingresso de mais nuvens. Não se afasta chuva no fim do dia na Grande Porto Alegre. A capital deve ter entre 12ºC de mínima e uma máxima de 27ºC.
Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva para esta sexta-feira, de acordo com os dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu, nos turnos da madrugada, manhã, tarde e noite.
A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta para um evento muito grave de chuva no Sul do Brasil nestes últimos dias de outubro e no começo de novembro (leia mais). Os acumulados de chuva devem ser extraordinariamente altos em algumas áreas com marcas excessivas em uma extensa zona cobrindo os três estados do Sul. A chuva trará alagamentos, inundações, enchentes, quedas de barreiras e deslizamentos de terra.
Os estados de Santa Catarina e do Paraná serão os mais afetados neste evento de chuva extrema com acumulados de precipitação em muitas cidades de 150 mm a 300 mm, mas com marcas isoladamente superiores que podem atingir valores tão excepcionais como 400 mm a 500 mm nos próximos dez dias.
O Rio Grande do Sul será o estado da Região Sul menos afetado neste evento de chuva extrema. A maioria das regiões gaúchas não terá volumes excessivos, mas isso não significa que todo o estado estará livre de riscos. Os volumes podem ser excessivos a extremos no Norte do estado, em particular no Médio e no Alto Uruguai.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.