Anúncios

Muita umidade, tempo fechado e nevoeiro marcaram grande parte desta sexta-feira em Livramento | ANDERSON ALVES

O tempo mudou nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul e a nebulosidade aumentou na maior parte do Estado com o céu passando a nublado e encoberto. Áreas de instabilidade passaram a avançar do Nordeste da Argentina e do Oeste em direção ao Rio Grande do Sul com chuva, mas, como era antecipado pela MetSul, as precipitações foram irregulares.

Imagem do canal visível do satélite GOES-16 mostrava um faixa de nuvens mais carregadas com chuva no Centro do Rio Grande do Sul, do Oeste ao Leste do Estado, às 17h de hoje, e que trouxe chuva leve em Porto Alegre | METSUL

Em Porto Alegre, a manhã foi de sol e nuvens e o tempo passou a nublado e encoberto durante a tarde. Pouco antes das 17h houve registro de chuva leve na capital que mal molhou as calçadas e aumentou ainda mais a umidade, reforçando o abafamento. Nesta noite, o céu vai continuar encoberto na capital e região com chance ainda de chuva e temperatura alta para esta época do ano.


Os volumes de chuva registrados por estações meteorológicas até o começo da noite desta sexta-feira, tal como previsto, foram muito baixos. As precipitações, onde ocorreram, ficaram abaixo dos 10 mm até 19h. Itaqui, por exemplo, somou 9 mm. Já Alegrete teve 5 mm. Em alguns locais, os acumulados mal chegaram a 1 mm.

A instabilidade ocorre em mais um dia em que a temperatura foi elevada em parte do Rio Grande do Sul. A temperatura na tarde desta sexta-feira atingiu 29ºC em algumas cidades do Noroeste do Estado. O avanço do ar quente contribuiu para um denso nevoeiro durante a manhã na cidade de Livramento, na fronteira com o Uruguai.


Fim de semana terá sol, nuvens e chuva irregular

Muitas nuvens vão permanecer no Rio Grande do Sul neste sábado, embora o sol apareça acompanhado de nebulosidade no decorrer do dia na maioria das regiões. Permanece a possibilidade de chuva principalmente no Oeste, Centro e Leste do Estado, sobretudo em torno da faixa central do território gaúcho (paralelo 30ºS). Chance de instabilidade será maior entre a madrugada e de manhã. A temperatura segue alta para esta época do ano com mínimas acima de 15ºC em muitos municípios gaúchos e máximas entre 22ºC e 24ºC na maior parte das cidades. Aquece mais no Noroeste, onde volta a ter calor à tarde.

O sol aparecerá com nuvens em todo o Rio Grande do Sul no domingo, mas algumas áreas vão registrar momentos de maior nebulosidade. Pode ocorrer chuva isolada, mais da tarde para a noite, em pontos do Oeste e do Sul gaúcho. Ar quente cobre o Estado e, com isso, a temperatura segue com valores acima do que é normal para esta época do ano neste mês de julho muito atípico e de frio escasso. A tarde será, inclusive, quente com máximas elevadas em algumas cidades, como dos vales e do Noroeste.

Volumes de chuva

Os acumulados de chuva previstos por todos os modelos numéricos até o domingo são bastante baixos. Exceção de um ponto ou outro, na esmagadora maioria dos locais que tiverem chuva os volumes serão baixos. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva em 48h até 9h do domingo do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas.

A previsão para grande parte da próxima semana é de predomínio do tempo seco no Rio Grande do Sul. Algumas áreas do Oeste e do Sul até podem ter instabilidade isolada no início da semana, mas, em geral, os dias serão de sol e nuvens com temperatura alta durante a tarde. Somente no final da próxima semana se espera uma frente fria com chuva mais generalizada no estado gaúcho.

Anúncios