Anúncios

O ingresso de uma massa de ar seco e frio no Rio Grande do Sul ontem e que firmou o tempo no Estado é uma boa notícia para os produtores de arroz depois de vários dias de alternância de sol e chuva. “Janelas” de tempo seco neste momento são importantes para os produtores porque o plantio de arroz está atrasado no Estado, conforme os dados da Emater e do Irga.

O último levantamento da Emater, desta semana, apurou que a área plantada no Estado é de 25%, abaixo do que é o normal para essa época do ano. Alguns municípios, especialmente do Centro do Estado, registram grande atraso. O agricultor deve aproveitar essa “janela” de tempo firme de agora porque serão ao menos quatro ou cinco dias com a presença do sol até o começo da próxima semana.


A boa notícia para a agricultura gaúcha neste momento de semeadura é que a chuva nos próximos sete dias tende a se concentrar mais no Brasil Central. Não vai deixar de chover aqui no Estado, mas o relevante é que os volumes no período devem ser baixos na maioria das cidades e a recorrência da chuva vai ser baixa.


No final da próxima semana, conforme os modelos analisados, pode se instalar período de instabilidade propício a uma maior frequência de chuva e com mais altos volumes no território gaúcho.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios