Anúncios

Porto Alegre tem céu encoberto e registro de garoa na noite desta terça-feira (20) após um dia com sol e nuvens que teve rajadas de vento forte em alguns momentos. Pontos da região metropolitana registram até chuva.

O tempo instável desta noite não surpreende, uma vez que a MetSul antecipava que no decorrer desta terça haveria aumento de nebulosidade com chance de precipitação leve no Sul e no Leste gaúcho, incluindo a região da Capital.

Por que o tempo está instável? Ar mais frio ingressou nesta terça no Sul e no Leste do território gaúcho ao passo que no Norte, no Noroeste e no Oeste segue atuando ar mais quente. A região de transição entre as massas de ar frio e quente acaba registrando um aumento da nebulosidade com instabilidade associada a uma frente fria.

O tempo deve seguir instável nesta quarta-feira no Sul e no Leste do Estado com muitas nuvens no decorrer do dia que devem trazer céu nublado a encoberto, apesar de que não são descartadas aberturas.

O modelos WRF da MetSul, disponível aos assinantes com duas atualizações diárias, indica chance de instabilidade leve, predominantemente na forma de garoa ou chuva muito fraca, a qualquer hora do dia em pontos do Sul e do Leste gaúcho.

Isso inclui as regiões do Extremo Sul (Jaguarão, Chuí e Santa Vitória do Palmar), a área de Pelotas e Rio Grande, a Lagoa dos Patos e municípios do seu entorno, Porto Alegre e a região metropolitana, o Leste da Serra e o Litoral Norte. Devido à nebulosidade, nestas áreas a temperatura não sobe muito durante a quarta e o dia será agradável.

Não se pode afastar ainda que no Centro do Estado ocorram alguns períodos de maior nebulosidade com instabilidade bem isolada durante a quarta, mas a probabilidade é menor.

O Norte e o Noroeste seguem com tempo mais aberto, sol e nuvens, e forte calor. Não se espera a repetição em Santa Rosa dos 38,1ºC de hoje, mas a temperatura máxima da quarta-feira pode bater em 35ºC ou 36ºC.

Devido ao forte aquecimento, não se afasta chuva típica de verão isolada, induzida pelo forte aquecimento com maior umidade, da tarde para a noite no Noroeste e no Norte gaúcho, assim como já ocorreu hoje no Oeste catarinense.

Anúncios