Choque térmico em São Paulo. Em algumas cidades de São Paulo, onde ontem a temperatura atingia valores que nem no verão são alcançados, hoje se sentia o rigor do inverno com a chegada de uma massa de ar frio que avançou a partir do Sul do Brasil.
A temperatura mudou radicalmente de ontem para hoje em parte do território paulista e nas regiões que ainda seguem quentes a mudança vem durante este fim de semana. No Sul e no Leste paulista, onde já desabou a temperatura, a chegada de ar mais frio vai fazer esfriar ainda mais com temperatura muito baixa em fim de semana que será de inverno.
Em Barra do Turvo, no Sul de São Paulo, a temperatura que às 14h de ontem era de 32,6ºC às 14h estava hoje no mesmo horário em 12,6ºC. Em Registro, também no Sul paulista, fazia 36,5ºC às 14h da quinta-feira e tão-somente 17,3ºC na mesma hora hoje. Situação parecida em Itapeva com 32,4ºC às 14h de ontem e 15,2ºC às 14h de hoje.
Tombo enorme com choque térmico também da temperatura na Baixada Santista e na maior parte do litoral de São Paulo. A temperatura na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Bertioga marcou tórridos 37,9ºC no começo da tarde da quinta-feira e hoje estava em 19,4ºC no meio da tarde, ou seja, quase 20ºC a menos do que ontem à tarde.
Enorme diferença de temperatura também na cidade de São Paulo. A estação de referência na climatologia, do Mirante de Santana, na zona Norte, marcava 31,7ºC às 14h de ontem e hoje no mesmo local o termômetros apontava 17,6ºC no meio da tarde, às 15h. Na zona Sul de São Paulo, em Interlagos, máxima de 33,6ºC ontem no início da tarde e nesta sexta 15,5ºC no meio da tarde.
O calor, entretanto, como era previsto, seguiu intenso na tarde desta sexta-feira em diversas cidades do interior do estado de São Paulo, notadamente no Oeste, no Centro e no Norte paulista com máxima na rede do Inmet de 37,0ºC em José Bonifácio.
A previsão é que o alívio do calor sentido nesta sexta no Sul e no Leste do território paulista se estenda a grande parte do estado de São Paulo com drástica redução das máximas, entretanto ainda vai seguir quente em locais do Norte mais próximos da divisa com Minas Gerais.
No Sul e no Leste de São Paulo, a chegada de ar mais frio vai fazer esfriar ainda mais e a tarde deste sábado terá marcas muito baixas para o final de agosto com temperatura de 12ºC a 15ºC na maioria dos municípios. A cidade de São Paulo que hoje estava com 15ºC a 17ºC no meio da tarde deve ter 13ºC a 15ºC na tarde deste sábado, não se afastando até 12ºC ao Sul da cidade.
O fim de semana inteiro deve ser frio na cidade de São Paulo, aliás um dos mais frios deste inverno na capital paulista, e o domingo tende a ter temperaturas ainda menores. As mínimas, em geral, devem ficar entre 10ºC e 11ºC e a tarde de domingo muito fria deve ter tão-somente 11ºC a 13ºC na maioria dos bairros da cidade. Chuva, garoa e vento vão contribuir para que a sensação de frio seja ainda maior.
Com isso, a cidade de São Paulo somente deve perder para Curitiba neste fim de semana no ranking das capitais mais frias do país. Deve bater Porto Alegre que, embora esteja sob ar mais gelado, terá máximas mais altas que a capital paulista pelo tempo aberto e a abundante presença do sol.