Anúncios

Fábio Fuchs Klein/Fato Novo

Os volumes de chuva elevados entre segunda-feira e o começo do dia de ontem e que se somaram às precipitações dos dias anteriores determinaram uma forte elevação ontem dos rios que têm nascente na Serra e desembocam nos vales, assim como era alertado pela MetSul.

Ontem à noite, o Rio Taquari estava com mais de 22 metros no Porto de Estrela, mas seu ritmo de subida diminuía. Nesta madrugada de quarta-feira estabilizou em 22,33 metros.  Também o Caí subiu bastante e excedeu a cota de 10 metros em São Sebastião do Caí (foto), alagando áreas mais próximas do rio.


Em Porto Alegre, o Guaíba ontem à noite estava com 2,03 metros no Cais Mauá, marca 15 a 20 cm abaixo da cota em que a água começa a atingir as primeiras moradias nas ilhas. O vento Sul foi decisivo para a alta de quase 30 cm durante a terça. Na madrugada de hoje continuou subindo e atingiu 2,13 metros. 

Como a MetSul tem alertado, a maior preocupação quanto ao Guaíba deve se dar nos próximos dias com a maior vazão dos rios contribuintes: Sinos, Caí, Taquari, Jacuí eGravataí. O Sinos também subiu no vale e passou de 6 metros em Campo Bom.


Volta a chover nas bacias da Metade Norte gaúcha amanhã, mas os volumes não devem ser suficientemente elevados a causar um maior agravamento das cheias.

 

Anúncios