Boletim do final da tarde desta segunda-feira emitido pela Defesa Civil Estadual indicou que saltou para 145 o número de municípios afetados pelo mau tempo dos últimos dias no Rio Grande do Sul. Destes, 121 decretaram situação de emergência. São 20.436 pessoas fora de casa, a maior parte na bacia do Rio Uruguai. O comandante de voos internacionais da TAM Ricardo Hackbart, filho do nosso professor Eugenio Hackbart, hoje sobrevoou a Fronteira Oeste do Estado. Da cabine, em altitude de cruzeiro, a mais de 10 mil metros de altitude, o piloto conseguiu registrar em foto a grande cheia do Rio Uruguai.
Também do espaço é possível ver a extensão da cheia histórica do Rio Uruguai. A região entre Uruguaiana e São Borja está com o rio muito cheio. Fica evidente ainda na imagem de satélite em alta resolução abaixo da NASA como estão altos diversos rios que cortam o Centro e o Oeste do Estado, incluindo o Sinos, Gravataí, Caí, Jacuí, Santa Maria e ainda o Ibicuí.
Itaqui, na Fronteira Oeste, tem o maior número de moradores prejudicados. São 672 desabrigados e 9.138 desalojados. O nível do Rio Uruguai em Itaqui no final da tarde estava em 12,83 metros após atingir um pico de 13,69 metros no dia 15. Já em Uruguaiana, o Uruguai está com 11,66 metros após alcançar um pico de 11,82 metros no começo do dia de hoje e ontem.