O frio foi o protagonista no Rio Grande do Sul neste fim de semana com duas madrugadas de temperatura baixa e geada em clima tipicamente invernal. No sábado, o estado anotou temperatura mínima de 1,7ºC abaixo de zero em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra.
Outras cidades caíram também abaixo de zero com -1,2ºC em Soledade, -1,0ºC em Vacaria, -0,4ºC em São Francisco de Paula, -0,3ºC em Canela, -0,2ºC em Herval e -0,1ºC em Lagoa Vermelha. Na zona Sul de Porto Alegre, a temperatura desceu a 2,8ºC no Lami.
Hoje, o frio foi menos intenso ao amanhecer, como esperado, mas as mínimas seguiram baixas no Rio Grande do Sul. A menor marca ocorreu em Herval, na fronteira com o Uruguai, onde fez 0,8ºC. Porto Alegre teve 6,7ºC no extremo Sul da cidade.
A MetSul Meteorologia prevê a chegada de reforço de ar frio ao território gaúcho nesta segunda-feira. Um ciclone de 985 hPa sobre o Atlântico Sul, distante do estado e sem riscos, a Leste da Argentina e que se afasta rapidamente, impulsiona ar mais gelado no sentido do Sul do Brasil a partir desta segunda.
Este reforço de ar polar será responsável por intensificar um pouco o frio e prolongar o período de temperaturas baixas, iniciado na última quinta, até o meio desta semana. Serão, assim, sete dias seguidos de frio no estado neste julho que era até então de poucos dias invernais no mês.
As madrugadas mais frias serão as de desta segunda, terça e quarta, quando a temperatura pode descer a 4ºC ou 5ºC em Porto Alegre, ao redor de 0ºC ou negativa na fronteira, abaixo de 5ºC em grande parte das cidades gaúchas e até -2ºC nos Aparados.
Conforme a madrugada, a presença maior ou menor de nuvens pode frustrar maior resfriamento em diferentes municípios. Nesta segunda, por exemplo, espera-se maior presença de nuvens durante o dia na Metade Norte gaúcha.
As tardes tendem a ficar um pouco mais frias. Bagé, por exemplo, pode ter máximas de apenas 10ºC a 12ºC nesta segunda e na terça. Porto Alegre deve ter marcas em torno dos 15ºC nos dois dias. Muitas cidades terão só 12ºC a 14ºC à tarde até terça.
Com isso, os dias mais prováveis de geada no estado são entre esta segunda-feira e a quarta. A partir de quinta, com ingresso de mais nuvens e ar quente, as condições para geada devem cessar, como mostra a projeção do modelo canadense.
Uma frente quente deve trazer chuva e risco de granizo isolado para o estado entre quinta e a sexta-feira, marcando o avanço sobre a massa de ar frio de uma massa de ar muito quente que vai trazer temperatura muito alta para esta época do ano no final desta semana.
Como consultar os mapas
Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.