Anúncios

Céu de Porto Alegre foi lindo no fim da tarde deste sábado (10). O aspecto ao entardecer que o céu parecia de fogo pelas fortes colorações em laranja e vermelho. 

Jussara Pereira

Jéssica Boff

Com efeito, o efeito visual que deu a aparência de o céu estar em chamas (fire sky) foi resultado da combinação de dois fatores. Primeiro, a presença de nuvens altas. Segundo, a atuação dos raios crepusculares (de fim de tarde) que realçaram as cores do céu.


O ingresso de nuvens altas é comum na véspera de uma mudança do tempo. Então, são nuvens do tipo Cirrus. Estas nuvens são de cristais de gelo, o que explica as cores fortes do céu pela dispersão da luz nas partículas.

Previsão do tempo 

Porto Alegre terá um domingo de sol e nuvens com aumento de nebulosidade. A madrugada vai ser muito quente para a época do ano. As mínimas devem ficar entre 22°C e 23°C. Aquece muito rápido cedo e a manhã será de calor. As máximas podem atingir entre 32°C e 33°C.


Uma frente fria alcança Porto Alegre no decorrer do dia e traz uma grande mudança do tempo. O vento vira pra Oeste e depois para o quadrante Sul com fortes rajadas. Com o vento, a temperatura terá forte declínio.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, não se pode descartar a ocorrência de chuva quando a frente fria chegar, entretanto se chover será pouco. Um cenário de mudança do tempo apenas com ventania e sem chuva é possível. 

Anúncios