Anúncios

A ilha caribenha de Saint Vincent testemunha uma grande erupção do vulcão La Soufrière desde a quinta-feira (8). Já foram dois eventos ditos explosivos. O primeiro ocorreu na quinta (8) e o segundo, maior, no dia de ontem (9).


As imagens da enorme erupção do vulcão caribenho impressionam. A coluna eruptiva do segundo evento explosivo da sexta-feira atingiu, de acordo com as estimativas, uma altura de até dez quilômetros. 

UWI/Divulgação

UWI/Divulgação

UWI/Divulgação

Grande quantidade de cinzas vulcânicas está se precipitando nas imediações do vulcão La Soufrière. A população foi orientado a usar máscaras e vedar as janelas em Saint Vincent.

Como é comum em erupções vulcânicas, muitos raios ocorrem junto à coluna eruptiva. As descargas elétricas são sucessivas na área do vulcão.

UWI/Divulgação

Moradores e turistas estão sendo retirados da ilha por via aérea e navio após as autoridades terem emitido uma ordem de evacuação. A empresa de cruzeiros marítimos Royal Caribbean participa das operações de resgate com suas embarcações. 

Royal Caribbean/Divulgação

O vulcão La Soufrière está cada vez mais ativa desde novembro. Na segunda-feira, pesquisadores da Universidade das Índias Ocidentais relataram que sua estação de monitoramento detectou um “onda de pequenos terremotos vulcânico-tectônicos”, que aumentaram constantemente em magnitude.

Então, os terremotos ocorreram sob o cume do vulcão a 6 km de profundidade. O maior evento atingiu a magnitude de 3,5 que foi sentido pelos moradores que vivem perto do vulcão. 


O vulcão La Soufrière 

O vulcão apresentou erupções em 1718, 1812, 1902, 1971, e 1979. A mais devastadora erupção o vulcão La Soufrière foi em 1902 e matou cerca de 1.600 pessoas, a maioria delas indígenas caribenhos, perderam a vida.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, a última erupção ocorreu em abril de 1979, mas não houve vítimas porque a população local foi evacuada.

Anúncios